O projeto Piauí Inteligência Artificial, idealizado pelo governo do Piauí para introduzir a disciplina de Inteligência Artificial nas escolas estaduais, foi reconhecido e selecionado para a edição de 2025 do Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.
O programa, fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí, foi indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco. Ele se destaca por sua análise crítica sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e seu potencial no apoio à equidade e inclusão.
A iniciativa concorreu com 86 outros projetos internacionais, propostos por mais de 50 estados-membros e organizações não governamentais.
Segundo a Unesco, o Piauí Inteligência Artificial incentiva líderes locais a integrarem a IA de forma responsável. O projeto visa integrar a IA ao currículo escolar público no estado, tornando-a uma disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio. O programa de aprendizagem tem duração de três anos, integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, tornando-o acessível em ambientes com poucos recursos.
A iniciativa beneficia anualmente mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas e já capacitou mais de 680 professores.
Autoridades brasileiras comemoraram a seleção do projeto entre os quatro laureados do prêmio. De acordo com o júri internacional avaliador, o Piauí Inteligência Artificial representa um “modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação”. O Ministério das Relações Exteriores destacou que a seleção do projeto brasileiro reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br