A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria da Fazenda, lança nesta terça-feira, dia 16 de setembro, o Simulador de IPTU. A ferramenta foi criada para dar mais transparência e esclarecer dúvidas da população sobre os cálculos do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2026.
O simulador permite que cada proprietário de imóvel consulte, de forma personalizada, os valores aplicados. Ele mostra o valor do IPTU de 2025 e o valor proposto para 2026, considerando todas as regras previstas em lei, como reduções de base de cálculo, isenções totais ou parciais e os descontos disponíveis.

O sistema também apresenta os valores com as opções de desconto:
• 30% para pagamento à vista;
• 20% para pagamento em até quatro parcelas.
Assim, cada contribuinte pode comparar e escolher a melhor forma de pagamento para o próximo ano.
Como acessar o simulador
O acesso é simples e pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular, por meio do site da Prefeitura:
1. Acessar o link disponível no site da Prefeitura.
2. Fazer login com a conta Gov.br.
3. Informar o número do cadastro do imóvel.
A consulta só pode ser feita por quem consta como proprietário ou compromissário no cadastro da Prefeitura. Isso significa que apenas o dono do imóvel ou quem comprou e atualizou seus dados junto ao município (mesmo sem escritura definitiva) poderá visualizar as informações. Essa regra existe para garantir a privacidade e a segurança dos dados, impedindo que terceiros tenham acesso a informações de imóveis que não lhes pertencem.
*Com informações da Prefeitura de Rio Preto
Foto: SCMS/Divulgação