A Brasil e a Radioagência Nacional lançam, nesta segunda-feira (3), uma reportagem especial sobre os impactos da expansão do agronegócio no Cerrado, intitulada Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil. A reportagem mergulha nas tensões entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental em um dos biomas mais importantes do país.
Para a produção da série, a equipe viajou a Balsas, no sul do Maranhão, um dos principais polos da fronteira agrícola brasileira. A região enfrenta um delicado equilíbrio entre o crescimento impulsionado pelo agronegócio e o aumento do desmatamento no Cerrado, um bioma vital que abriga as nascentes de oito das doze bacias hidrográficas do Brasil.
Balsas, com o terceiro maior PIB do Maranhão, personifica as contradições de um modelo de desenvolvimento que privilegia a monocultura para atender à demanda global, gerando preocupações entre especialistas, pesquisadores e ambientalistas. O debate central gira em torno dos benefícios e malefícios do agronegócio: enquanto alguns o veem como motor da economia e promotor do desenvolvimento regional, outros o criticam como um modelo insustentável que concentra riquezas, expulsa comunidades tradicionais e compromete a segurança hídrica do país devido ao desmatamento da savana.
Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil é o resultado da Seleção de Reportagens Nádia Franco, iniciativa que financiou projetos ísticos especiais. Acompanhe a série completa até a próxima quarta-feira (5).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br