A estrutura metálica da árvore de Natal que, ao longo de oito anos, permaneceu sobre as águas do Lago 1 da Represa foi retirada para a margem e desmontada nesta terça-feira, 11/2. A força-tarefa contou com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, além de funcionários do Semae e da empresa Constroeste.
A estrutura flutuante que serve como base para a árvore e ficava estacionada sobre as águas da Represa, em frente ao Teatro Paulo Moura, se desprendeu e flutuou até parar em uma das laterais do vertedouro.

“Sabíamos que já era hora de dar manutenção naquela estrutura. O episódio reforçou essa necessidade. Ainda na sexta-feira, fixamos a balsa às margens do Lago 1 para eliminar qualquer risco de acidente e permitir que o trabalho de retirada e desmontagem ocorresse em dia de tempo firme”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber.
Desmontada, a árvore será levada para um depósito da Prefeitura, onde receberá reforço da estrutura e nova pintura.
Calendário
Welber explica que, após a reforma, a estrutura será ressignificada e receberá o nome de “Árvore da Vida”. Isso porque passará a ser utilizada para conscientizar a população sobre ações preventivas às diferentes doenças, de acordo com o calendário nacional do Ministério da Saúde.
No mês de dezembro, a árvore receberá a tradicional decoração de Natal, com a instalação da estrela de Belém
Por: Ademir Terradas
Foto: Ivan Feitosa/SCMS