Bloco do Saci comemora 20 anos de Carnaval em Rio Preto

Por

Completando 20 anos de existência em 2024, o Bloco do Saci é o mais longevo e participativo bloco de Carnaval de Rio Preto em atividade desde sua criação.

De forma ininterrupta, desde 2004, parando somente durante a pandemia, o Bloco do Saci marcou presença todos os anos, de forma oficial, no Carnaval de rua organizado pela prefeitura de Rio Preto, ou, quando não houve desfile oficial, sozinho, sempre aos sábados, fazendo sua festa particular e ao mesmo tempo popular e coletiva. Com ponto de partida sempre no Mercado Municipal, o Bloco do Saci desfila pelo centro da cidade, percorrendo as ruas centrais e voltando ao Mercadão para dispersão onde a festa continua até as 16h.

Foi criado no contexto das atividades culturais da Sacis, a Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis, e tem sido fiel, desde sua fundação, no propósito de preservar a cultura carnavalesca de blocos e marchinhas. O Bloco do Saci tem em seu currículo, também, o fato de ter sido padrinho de fundação do Bloco do Xiquinho, depois transformado em Bloco do Vasco, da associação cultural que leva o mesmo nome, com sede na Boa Vista, e neste carnaval estará também prestando uma homenagem ao seu padrinho Bloco do Saci. Apadrinhou também o Bloco das Capivaras que faz sua festa no Bairro Redentora, Bloco das Laranjeiras no Solo Sagrado, Bloco das Chicas no Vivendas e Bloco das Fridas no ano passado com mulheres da 6ª idade.

A cada ano, o Bloco do Saci abriga um tema, seja cultural, seja político, mas sempre de interesse coletivo e da participação democrática. Como característica própria ainda, o Bloco do Saci a cada ano elege um rei e uma rainha para dar colorido especial à festa. Este ano o Bloco do Saci foi comtemplado com o Edital 01/2023 – Apoio a Blocos Carnavalescos da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo. E também tem o patrocínio da Cotuba, Cashfest, Habbla, Pastelaria do Tadau, Tom Nosso, Chico Barrigudo, Toca do Pererê, Kanteros Marketing e Jambolão.

2024


Neste ano o Saci vem relembrar suas lendas, suas travessuras e brincadeiras, chamando atenção de seu público para a importância de nosso folclore e suas lendas, pregando o amor ao próximo, o respeito mútuo, a fraternidade, a igualdade de direitos, a paz e a sabedoria a todos. Mostrando que vale a pena é amar, respeitar e aceitar o diferente, viver a diversidade tão linda que existe e nosso país.

E Principalmente homenagear os sacis que já partiram para o mundo maior como o Veio (Wamberto Carneiro) que foi nosso rei e fotógrafo oficial até 2011 quando nos deixou, a Sachina com seu riso fácil e alegria contagiante, o Patrese lutador incansável que sempre fazia hemodiálise na véspera do desfile para dar conta, o Will com sua elegância e animação, a Judy companheira de luta não faltava, e neste último ano Rosi Caires fotografa de alma sacizeira de coração e Miguelavo nosso homem andorinha e artista plástico do qual na pessoa dele homenageamos todos os outros que já nos deixaram.

Descrição do percurso do Bloco:
Saída do Mercadão Municipal pela Rua Jorge Tibiriçá, Vira na Rua Antônio de Godoy até a Rua Delegado Pinto de Toledo, subindo por ela até a Rua Bernardino de Campo, seguindo por ela até a Rua Jorge Tibiriçá e descendo pela mesma até o Mercadão Municipal onde haverá a dispersão na área de laser e estacionamentos da Rua Silva Jardim.

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação