PUBLICIDADE

Brasil Brilha no Mundial de Taekwondo: Henrique Marques Conquista Ouro Histórico

Teste Compartilhamento
© Divulgação/World Taekwondo/Direitos Reservados

O Brasil celebra mais um título no Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, China. Henrique Marques, atleta do Rio de Janeiro, alcançou o ouro na categoria até 80 kg, marcando um feito inédito para o taekwondo masculino brasileiro. Ele se junta a Maria Clara Pacheco, campeã na categoria até 57 kg, elevando para dois o número de medalhas de ouro conquistadas pelo país nesta edição do mundial.

Na final, Henrique Marques superou o lutador chinês Qizhang Xiang, garantindo o título após uma série de vitórias impressionantes. O atleta de 21 anos derrotou Kelvin Calderón Martinez (Cuba), Faysal Sawadogo (Burkina Faso), CJ Nickolas (Estados Unidos) e Artem Mytarev, atleta russo competindo sob bandeira neutra.

A trajetória vitoriosa de Henrique é marcada por superação. Em 2024, enfrentou a perda do pai, Ari Fernandes. No ano anterior, uma arritmia cardíaca quase o afastou do esporte, levando-o a uma cirurgia. Sua história no taekwondo começou em um projeto social em Porto de Caixas, Itaboraí, Rio de Janeiro. O atleta havia competido nas Olimpíadas de Paris e alcançado as quartas de final.

Além de Henrique, outros atletas brasileiros competiram no mundial nesta segunda-feira. Júlia Nazário (até 46 kg) e Raiany Fidelis (acima de 73 kg) venceram seus primeiros combates, mas foram eliminadas na segunda rodada.

Maria Clara Pacheco já havia feito história ao conquistar o ouro na sexta-feira anterior. O Brasil ainda conta com João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e Milena Titoneli (até 67 kg) competindo por medalhas. Milena Titoneli, inclusive, já possui um bronze conquistado no Mundial de 2019.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE