PUBLICIDADE

Brasileiros Buscam Felicidade no Trabalho: 90% Troariam Emprego por Realização

Teste Compartilhamento
G1

Uma pesquisa recente aponta que a grande maioria dos trabalhadores brasileiros prioriza a satisfação profissional, com 9 em cada 10 dispostos a mudar de emprego em busca de maior realização. O levantamento demonstra uma crescente tendência de valorização do bem-estar no ambiente de trabalho, em detrimento apenas do salário.

Em Araçatuba, interior de São Paulo, exemplos concretos ilustram essa busca por um trabalho mais gratificante. O médico veterinário Fabi Alvarez, por exemplo, transformou sua paixão por animais em profissão. Desde a infância, ele sonhava em cuidar de bichos, e hoje, a decoração de sua casa, repleta de referências ao mundo animal, reflete essa realização pessoal. “Se você gosta do que você faz, as coisas ruins ficam mais amenizadas, porque pelo menos você trabalhou com o que te traz prazer”, afirma Alvarez. Sua dedicação é notada pelos tutores de seus pacientes, como a professora universitária Meire Cristina Sato, que destaca o carinho e cuidado do veterinário com sua cachorra idosa.

Outro caso inspirador é o da arquiteta Sandra Paro, que encontrou na arte uma forma de unir paixão e renda. Ela ressignificou seu trabalho, transformando ideias abstratas em obras únicas. “O ofício também exige dedicação, exige disciplina, exige estudo. Então, isso faz parte e eu gosto disso”, explica Paro, que valoriza a possibilidade de exercer sua profissão de acordo com seu estado de espírito.

A psicóloga Isabela Boteon ressalta que a satisfação no trabalho está intrinsecamente ligada à realização pessoal e ao bem-estar do indivíduo. “Você ama seu trabalho quando ele vai ao encontro de seus valores, com seus princípios, objetivos e sonhos. Dessa forma, você consegue conciliar as duas coisas”, conclui a especialista.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE