Câmara de Rio Preto aprova reajuste salarial e criação de novos cargos no Semae

Por

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou, em sessão realizada nesta segunda-feira, 25/2, o reajuste salarial e o aumento dos auxílios saúde e alimentação para os servidores do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae). Além disso, foi estabelecida uma diferenciação salarial entre cargos de nível médio e médio técnico, bem como a criação de oito novas vagas para profissionais de nível superior.

Com a aprovação, os cargos que exigem formação técnica de nível médio passarão a contar com uma remuneração superior em comparação aos de mesma escolaridade, mas sem qualificação técnica específica.

“Hoje é um dia muito importante para todos os servidores do Semae, pois concretiza um antigo pleito da categoria de valorizar os profissionais com formação técnica. A criação do piso salarial para essa função reconhece o esforço e a qualificação desses servidores, que há anos contribuem para a Autarquia. Agradeço ao prefeito, Coronel Fábio Candido, por encaminhar o projeto de lei à Câmara, e ao superintendente, Coronel Rodrigo Carmona, pelo trabalho na viabilização orçamentária da medida”, declarou Marla da Rocha, servidora do Semae em discurso na tribuna da Câmara.

A reivindicação dos técnicos vinha sendo discutida há anos e foi assumida pelo prefeito como um compromisso de sua gestão. Para garantir a viabilidade da proposta, servidores do Semae realizaram um estudo econômico, assegurando que o acréscimo salarial não comprometesse o orçamento da autarquia. Após a conclusão da análise e a definição de um índice que atendesse à reivindicação sem comprometer a sustentabilidade financeira, o superintendente Rodrigo Carmona encaminhou o estudo ao prefeito, viabilizando o envio do projeto à Câmara.

Além do reajuste e da diferenciação salarial, o projeto de lei também prevê a criação de oito novas vagas para cargos de nível superior de dois para químico, dois para engenheiro sanitarista, dois para biólogo e dois para geólogo. O preenchimento das vagas será realizado por meio de concurso público.

Por: Tarciso Amorim

Foto: Eduardo Freitas/Semae