A Câmara de Rio Preto vota nesta quinta-feira, dia 25, em duas sessões extras, o aumento do IPTU. As galerias devem ficar lotadas e segurança reforçada pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Infelizmente, o horário das reuniões impede a participação em massa dos moradores contrários à medida do prefeito Coronel Fábio Candido (PL), que insiste com os vereadores a aprovação do projeto, principalmente com o apoio da base de governo.
De acordo com o prefeito, a prefeitura tem um déficit que gira em torno de R$ 300 milhões. Diante da pressão popular, o coronel Fábio precisou recuar da proposta de reajuste em até 285%, o valor do imposto com base na atualização da planta genérica.
Lideranças da sociedade civil e de movimentos de bairros defendem que o tema seja discutido amplamente com a realização de audiências públicas, para que ambos cheguem ao consenso, e que a população não seja prejudicada.

Serão votados três projetos do Executivo: o que reajusta o IPTU para 2026; o que prorroga o Programa de Pagamento Antecipado (PPI) até o dia 30 de novembro e o que dispõe sobre a inclusão de médico especialista e médico generalista no regime especial de trabalho para profissionais de saúde.
Também será discutido o projeto que amplia o horário das sessões ordinárias. Pelo projeto, as sessões terão início às 9 horas até o meio-dia para realização do expediente. E a segunda parte a partir das 14 horas, para deliberação da Ordem do Dia.
Férias
O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio (PL) vai tirar a partir desta quinta-feira, dia 25, dez dias de férias com destino aos Estados Unidos. Em seu lugar, assume o vice-prefeito e secretário de Obras, Fábio Marcondes (PL).
As sessões têm transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 28.2 em sinal aberto e canal 4 da Net, pelas redes sociais do Legislativo – YouTube e Facebook – e pela rádio Educativa 106,7 FM.
Por: Harley Pacola
Foto: Comunicação Câmara Municipal