Esse mês de dezembro é lembrado por campanhas sobre conscientização contra o abandono animal e a Bicho Prime não poderia ficar de fora. É um mês onde lembramos todos sobre o sofrimento e as consequências desse ato, pois um animal abandonado pode sofrer acidentes, ficar doente, transmitir doenças zoonoses e até mesmo atacar pessoas ou outros animais na rua.
A veterinária da Bicho Prime, Bruna Mendonça, afirma que o abandono de animais é crime previsto na Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu Art. 32. A pena é de dois a cinco anos, multa e proibição da nova guarda de animais. “Além disso, caso ocorra a morte do animal por causa do abandono, que é considerado uma forma de maus tratos, a lei de abandono de animais prevê que a pena seja mais severa e aumentada de um sexto a um terço”.
Entre os principais motivos que levam as pessoas a abandonarem um animal, Bruna destaca os problemas comportamentais, mudanças de casas, diferença entre a expectativa ao adquirir o animal e a realidade de cuidados necessários. “São vários motivos identificados. Por exemplo, quando o animal fica doente, o estilo de vida do proprietário também. A maioria dos motivos para o abandono se direciona a três fatores: impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a longo prazo, envolvendo rotina, dinheiro e tempo”.
O que precisamos saber antes de adotar um animal
As pessoas podem adotar animais procurando os pets em abrigos públicos ou privados, ajudando àqueles que não têm um lar e dando uma nova chance aos bichinhos que foram abandonados. As responsabilidades com um animal e os cuidados não são fáceis, pois requer tempo, dinheiro e paciência. “O animal precisa passear, brincar, ser vacinado, ser castrado, precisa de uma boa alimentação, precisa de consultas com um médico veterinário, entre outros cuidados”. O ideal é nunca adotar ou comprar um animal por ele ser fofinho, ou para presentear alguém, sem antes saber se realmente você está preparado para essas responsabilidades. O bom tutor deve ter a consciência de que o pet não é uma pessoa, para não esperar, equivocadamente, que ele tenha atitude semelhante à dos seres humanos, pois ele é um animal que temas suas peculiaridades e deve ser compreendido e respeitado como tal.
Como denunciar o abandono ou maus tratos a animais
Caso você presencie o abandono ou maus tratos de animais, vá a delegacia de polícia mais próxima e faça um boletim de ocorrência com os dados possíveis sobre o crime, como a placado carro que deixou o pet na rua ou o endereço da casa onde esse animal está sendo mau tratado. O autor do processo será o Estado, e não o denunciante, por isso, não tenha medo de denunciar o agressor e exerça sua cidadania não se calando frente ao crime e exigindo das autoridades que as providências da lei sejam tomadas.
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação