O Complexo Swift de Educação e Cultura recebe, de 15 a 17 de outubro, a carreta do Museu Catavento, um museu itinerante que leva experiências científicas e oficinas educativas a diversas cidades do Estado. A visitação é gratuita e faz parte do projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo com patrocínio da Shell e apoio da Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação.

Em Rio Preto, a ação ganhou parceria local que vai permitir a participação de alunos da Escola Municipal Vera, que farão visitas monitoradas nos dias 16 e 17. No dia 15 (quarta-feira), feriado do Dia do Professor, a carreta estará aberta ao público em geral das 8h30 às 17h30, com a última entrada até as 17h.
Nos dias seguintes, parte dos horários será reservada aos grupos escolares, mas o público poderá participar nos seguintes períodos:
- Quinta (16/10): das 10h30 às 13h e das 15h30 às 17h
- Sexta (17/10): das 11h às 13h e das 16h às 17h
Além da exposição interativa dentro da carreta, haverá oficinas educativas na área externa, sempre das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Com estrutura de 20 metros de comprimento, que se expande para 60 metros quadrados, o museu itinerante reúne nove experiências interativas de física, química, biologia, geografia e história. Entre os destaques estão o Gerador de Van de Graaf — que faz os cabelos se arrepiarem com a energia estática —, uma bicicleta que gera energia, uma maquete do núcleo da Terra e monitores que reproduzem o canto de aves brasileiras.
Cada visita tem duração de 25 minutos e é acompanhada por educadores do Museu Catavento. Crianças a partir de 6 anos podem participar, sem limite máximo de idade.
O projeto, que integra o programa CultSP na Estrada, tem o objetivo de democratizar o acesso à ciência e à cultura em diferentes regiões do Estado.
*Com informações da Prefeitura de Rio Preto
Foto: SCMS/Divulgação