Professores de todo o Brasil poderão solicitar a Carteira Nacional do Docente a partir desta quinta-feira (16). O anúncio foi feito durante evento em celebração ao Dia do Professor, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o governo, a iniciativa visa valorizar a profissão docente e oferecer benefícios exclusivos aos professores, como meia-entrada em eventos culturais, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em hotéis.
O documento oficial, com validade de dez anos, é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação estará disponível na página Mais Professores.
Para ser elegível, o professor deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino.
Além da carteira, o governo tem firmado parcerias com empresas para garantir descontos e vantagens especiais aos professores. Os estabelecimentos participantes exibirão o selo TôComProf, sinalizando as condições diferenciadas oferecidas. O desconto mínimo deve ser de 10% sobre o valor de tabela, durante um período de até 12 meses.
Empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever até 30 de novembro.
Durante o evento, Lula também premiou 100 mil professores das redes públicas, selecionados com base no desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os vencedores receberam um cartão com um crédito de R$ 3 mil para a compra de ferramentas de trabalho.
Para concorrer às próximas premiações, os professores devem preencher o formulário “Mais Professores – Valorização” no mesmo sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente.
O governo também apresentou a reformulação do de Formação Mais Professores, que oferece cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br