A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou na tarde desta terça-feira, dia 4 de junho, 3.146 casos de dengue no mês de maio, sendo que 715 foram confirmados, 347 descartados e 2.084 estão sendo investigados.
No ano, a cidade já contabiliza 21.150 notificações pela doença, sendo 11.334 já confirmadas e outras 7.686 descartadas. Outras 2.130 estão em investigação.
A cidade também registrou duas mortes pela doença, sendo o primeiro em março e o segundo em abril. Do total de casos, 108 foram de dengue com sinais de alarme e 5 de dengue grave. A área de abrangência com maior número de casos é o Estoril, com 831, seguido do São Francisco, com 809.
“Este ano é epidêmico para dengue e chikungunya. Até abril, a predominância era do vírus dengue 1. A partir de abril, tivemos a circulação mais intensa do vírus dengue 2. Isso justifica a manutenção do número de casos, principalmente, no começo do mês de maio, quando a gente já esperava uma tendência de queda”, afirmou a coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Andreia Negri.
O mês de maio, no entanto, deve ter um número menor de casos em relação a abril, que já tem 3.930 casos confirmados de dengue. “Esperamos que não chegue ao número de abril, mas temos de continuar atentos, porque embora haja uma tendência de queda não há interrupção da transmissão”, reforçou.
Vacina
A vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, está disponível nas 29 unidades básicas de saúde de Rio Preto para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até agora, 4.158 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. A cobertura vacinal está em 18,56%.
O Ministério da Saúde optou por iniciar a vacinação contra a dengue em pessoas de 10 a 14 anos, por ser a faixa etária com maior número de hospitalizações pela arbovirose, depois de idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.
De 2019 a 2023, foram 16,4 mil crianças e adolescentes hospitalizados por dengue no Brasil. Em Rio Preto, dos 11.334 casos confirmados por dengue, 682 foram em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“Para ampliar o acesso à vacina, neste sábado, dia D da Poliomielite, vamos aproveitar para fazer também um dia de mobilização da vacinação contra a dengue, assim as famílias com crianças e adolescentes podem procurar uma unidade e colocar as vacinas em dia”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.
Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação
Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto