O bicampeão paralímpico Claudiney Batista, do CAD, de Río Preto, quebrou o recorde mundial ao atingir 47,37m no lançamento do disco da classe F56 (que competem sentados) durante a disputa do Desafio CPB/CBAt, realizado neste domingo, 18, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição, que envolveu atletas paralímpicos e olímpicos, foi o último teste oficial antes do Mundial de Paris, que será disputado de 7 a 18 de julho, em Paris.
De acordo com os dados disponíveis atualmente no site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), os 47,37m atingidos por Claudiney no Desafio CPB/CBAt é recorde mundial, já que, segundo a entidade, a melhor marca vigente é a de 46,68m feita pelo próprio paratleta há cinco anos.
No entanto, o ranking de 2022 do mesmo IPC mostra que, em agosto do ano passado, o indiano Yogesh Kathuniya lançou para 48,34m, em Bangalore, na Índia. Tal distância, no entanto, ainda não foi oficializada pelo IPC como recorde mundial.
O resultado obtido no Desafio CPB/CBAt coloca Claudiney como um dos principais favoritos à medalha de ouro no Mundial de Paris. “Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto. Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”, destacou Claudiney.
O paratleta vai passar mais uma semana treinando no CT Paralímpico, em São Paulo. Depois programou uma ida até São José do Rio Preto para ver a família antes de embarcar para a capital francesa. “Agora é trabalhar o lado emocional para chegar bem focado na disputa do Mundial. Tenho certeza de que essa minha marca aumenta ainda mais a pressão em cima dos meus adversários e preciso aproveitar esse bom momento”, acrescentou o campeão.
*Com informações da Assessoria de Imprensa