A maioria dos investidores iniciantes que estão começando a aplicar recursos em ativos como tesouro Selic e CDB, tem dúvidas sobre como declarar renda fixa no imposto de renda.
No entanto, compreender como declarar renda fixa na declaração do IR é bem simples, basta seguir um pequeno passo a passo no site da Receita Federal para não ter problemas com a malha fina.
Como declarar renda fixa?
Há muitas dúvidas sobre como declarar aplicações de renda fixa pois, embora a maioria dos investimentos sofram a incidência do imposto de renda, ele já é recolhido pela instituição financeira.
No entanto, é imprescindível declarar as aplicações de renda fixa no ir para não cair na malha fina. Ou seja, independente se o investimento sofrer ou não a incidência de IR, ele precisa ser declarado.
Desse modo, no momento da declaração de imposto de renda, investimentos que não possuem incidência do imposto precisam ser informados, porém em um campo diferente dos outros.
Quais são os investimentos que precisam ser declarados no IR?
Em regra, todo investimento de renda fixa precisa ser declarado, sofrendo ou não incidência de IR. De modo geral, são considerados ativos de renda fixa:
Poupança;Letra de Crédito Imobiliário (LCI);Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);Debêntures Incentivadas;Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA);Títulos do Tesouro Direto;Certificado de Depósito Bancário (CDB);Debêntures Comuns;Letras de Crédito (LC);Recibos de Depósitos Bancários (RDB).
Alguns desses títulos são
tributáveis ao passo que outros não. Por isso, todos eles precisam ser
declarados no IR, porém em campos diferentes.
Quais são os títulos isentos e não isentos
de IR?
Dentre os títulos de renda fixa isentos de cobrança de imposto estão:
Poupança;LCI e LCA;Debêntures incentivadas;CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários);CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);Imposto de Renda nos Fundos Imobiliários.
Já os demais investimentos de renda fixa que sofrem incidência de imposto de renda são:
Tesouro Direto;CDB;Debêntures comuns;LC;RDB.
Assim, apesar de tais investimentos apresentarem incidência de imposto de renda, eles já são recolhidos antes do pagamento da rentabilidade ao investidor. Ou seja, não é necessário gerar DARF, como acontece com alguns ativos na Bolsa de Valores.
Portanto, os investimentos de renda fixa, precisam somente ser declarados no IRPF não incidindo imposto para pagar no momento da declaração.
Além disso, embora nenhum ativo de renda fixa gere imposto no momento da declaração, os títulos tributáveis e não tributáveis são lançados em campos diferentes.
Está acabando o tempo! APRENDA COMO DECLARAR O IR DOS SEUS INVESTIMENTOS
Acesse agora a ferramenta
Passo a passo para declarar renda fixa
não tributável no IR
Para declarar os ativos não tributáveis de IR, é necessário acessar o site da Receita Federal, fazer login e ir para sua declaração.
Nela é preciso selecionar a pasta “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Na sequência selecione o item “12 – Rendimentos de poupanças, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCI e LCA) e certificado de recebíveis do agronegócio (CRA) e certificado de recebíveis imobiliários (CRI)”.
Feito isso, é preciso preencher um pequeno formulário informando o tipo de benefício, o CNPJ da instituição pagadora, nome da fonte pagadora e o valor do rendimento.
Esse processo deve ser feito para todas as aplicações não tributáveis.
Passo a
passo para declarar renda fixa tributável no IR
Para declarar os valores aplicados em ativos de renda fixa tributáveis, é preciso acessar a aba “Bens e direitos”, e separar as aplicações de acordo com o banco ou a financeira que emitiu o título.
Dentro desta aba será preciso selecionar o item “45 – Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)”, na sequência será preciso preencher a localização, CNPJ do banco emissor, discriminar o tipo de ativo e o banco, demonstrar a situação do dia 31/12 do ano anterior e depois 31/12 do ano exercício da declaração.
Será preciso fazer
isso com todas as aplicações tributáveis, sejam elas da mesma instituição
financeira, ou de instituições diferentes.
Foi possível entender como declarar renda fixa? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.