O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou um aumento significativo de 57% nas demandas atendidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O crescimento foi observado ao comparar o período de janeiro a setembro de 2025 com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pela adoção de tecnologias.
De acordo com os dados, o SAC respondeu a 1,197 milhão de solicitações desde o início do ano, um salto considerável em relação às 762.948 manifestações registradas nos três primeiros trimestres de 2024. Quando comparado a 2023, o aumento é ainda mais expressivo, com um crescimento de 831%, já que o serviço atendeu 128.658 demandas entre janeiro e setembro daquele ano.
O SAC digital do Detran-SP oferece um canal para os cidadãos solicitarem informações, esclarecerem dúvidas, requererem serviços e registrarem reclamações. A modernização do serviço tem permitido reduzir o tempo de resposta às manifestações, possibilitando um número maior de atendimentos.
Atualmente, o tempo médio de espera por uma resposta do Detran-SP é de 14 horas. Em 2023, esse tempo era de 18 horas. Isso representa uma diminuição de 22% no tempo médio de resposta.
Segundo o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, a tecnologia tem contribuído para a melhoria dos serviços, proporcionando agilidade, eficiência e clareza, visando o bem-estar da população.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br