,

Doença de Parkinson é tema de palestras neste sábado em Rio Preto

Por

Abril é o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson e esta será o tema de um ciclo de palestras com quatro especialistas voltado à população, neste sábado, dia 13 de abril, a partir das 8h, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto (SMC).

Organizado pelo Departamento Científico da SMC – regional da Associação Paulista de Medicina (APM), o ciclo tem vagas limitadas e entrada franca. Os organizadores apenas pedem que o participante leve 1 quilo de alimento não perecível a ser doado a instituição filantrópica.


Os palestrantes serão o neurologista Fábio de Nazaré, diretor científico da SMC/APM, o neurocirurgião Carlos Rocha, a fonoaudióloga Lilian Zaniboni e o fisioterapeuta Daniel Cobo. Durante as palestras, será oferecido coffe break pela Simon Presta Corretora de Seguros, parceira da SMC/APm neste evento.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 200 mil pessoas tenham a doença de Parkinson no Brasil.


Esta doença ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Estas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos provocando os sintomas acima descritos.


Os sintomas da doença de Parkinson consistem no aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro.


A lentidão de movimentos é, talvez, o maior problema para o parkinsoniano, embora esse sintoma não seja notado por outras pessoas. Uma das primeiras coisas percebidas pelos familiares é que o doente demora mais tempo para fazer o que antes fazia com mais desenvoltura como, banhar-se, vestir-se, cozinhar, escrever (ocorre diminuição do tamanho da letra). Outros sintomas podem estar associados ao início da doença: rigidez muscular; redução da quantidade de movimentos, distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários.

Primeiro ciclo de palestras da SMC/APM à comunidade

Mês da conscientização sobre a Doença de Parkinson

Sábado, 13 de abril, a partir das 8 horas
Inscrição: 1 kg de alimento não perecível
Vagas limitadas
Palestrantes:

  • neurologista Fábio de Nazaré
  • neurocirurgião Carlos Rocha
  • fonoaudióloga Lilian Zaniboni
  • fisioterapeuta Daniel Cobo
    Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto – Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661 – Vila São Manoel. Telefone (17) 3227-7577.

Próximas palestras da APM/SMC para a população

15/06 – Conscientização sobre doença de Alzheimer
10/08 – Conscientização sobre esclerose múltipla
12/10 – Conscientização doença vascular cerebral