PUBLICIDADE

Em três dias, Cidade Limpa recolhe 70,6 toneladas de resíduos em Rio Preto

Teste Compartilhamento

Em apenas 3 dias de coleta, entre 13 e 15 de outubro, o mutirão Cidade Limpa 2025 já retirou das ruas mais de 70 toneladas de materiais descartados pelos munícipes. Ação já é considerada um sucesso em São José do Rio Preto, mesmo com o desafio das pancadas de chuva.


A operação, realizada em parceria entre a Prefeitura de Rio Preto e a TV TEM, iniciou a coleta no Parque da Cidadania na segunda-feira, 13/10 e já 14 bairros, a maioria extensos e populosos com excelente adesão dos moradores.


Segundo balanço das Secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente e Urbanismo, foram recolhidos aproximadamente 321 metros cúbicos (m³) de materiais, o que corresponde a cerca de 70,6 toneladas de resíduos. 


Além dos caminhões da coleta, um veículo auxiliar também vem percorrendo as vias recolhendo pneus, que são encaminhados diretamente ao Ecoponto dedicado à logística reversa de pneumáticos.

No total, foram recolhidos nestes três primeiros dias do Cidade Limpa, 224 pneus. 
Bairros que por conta de chuva, excesso de materiais ou outras questões logísticas não foram atendidos no dia anunciado, receberão a coleta e o rescaldo (uma segunda passagem da equipe), nos próximos dias. Os materiais retirados das ruas estão sendo encaminhados aos Pontos de Apoio municipais, onde passam por separação e destinação ambientalmente adequada.

Limpeza e saúde 

O Cidade Limpa 2025 é uma grande operação de limpeza urbana e mobilização social voltada à saúde pública, ao meio ambiente e à prevenção de riscos. O programa tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, prevenir a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos, além de reduzir o acúmulo de resíduos que podem causar entupimentos de bocas de lobo e aumentar o risco de alagamentos com a chegada da temporada de chuvas.


A ação, que voltou a ser realizada após o período de pandemia, segue até 21 de outubro, com coleta iniciando às 9h da manhã em cada bairro. Os moradores devem colocar os materiais na calçada até as 8h do dia programado para o recolhimento.

Ações permanentes

O Cidade Limpa reforça a política pública de gestão de resíduos sólidos de Rio Preto, voltada ao manejo adequado dos materiais descartados e à conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.
Além do mutirão, o município mantém 14 Pontos de Apoio distribuídos pela cidade, que recebem pequenos volumes de resíduos como móveis, eletrodomésticos, recicláveis e restos de jardinagem. Os endereços podem ser consultados em riopreto.sp.gov.br/pontodeapoio.
A Prefeitura lembra que o descarte irregular é crime e passível de multa, além de favorecer a proliferação de vetores e o entupimento de galerias pluviais.
O Cidade Limpa 2025 soma-se às ações permanentes de limpeza e conscientização ambiental, promovendo uma cidade mais limpa, saudável e sustentável.

Itens que podem ser descartados:

•    Madeira
•    Eletrônicos
•    Móveis e eletrodomésticos
•    Metais diversos
•    Recicláveis (papel, plástico e vidro)
•    Pneus e borrachas
•    Isopor

Não são recolhidos entulhos de construção civil, resíduos orgânicos, animais mortos, podas e galhadas. As equipes não estão autorizadas a entrar na casa de munícipes para retirada dos materiais. Os moradores devem deixar os materiais na calçada. 
O cronograma completo de coletas pode ser consultado no portal da Prefeitura (riopreto.sp.gov.br), nas redes sociais oficiais (@prefriopreto) e no site da TV TEM (www.tvtem.com/cidadelimpa).

Programação dos próximos dias – Cidade Limpa 2025

16/10 (quinta-feira)
Floresta Park, Vila Mafalda II, Residencial Parque Universo, Parque Residencial João da Silva, Solo Sagrado

17/10 (sexta-feira)
Residencial Macedo Telles I e II, Jardim Vetorasso, Jardim Anieli, Jardim Henriqueta, Residencial Anna Angélica, Residencial das Laranjeiras, Jardim Astúrias

20/10 (segunda-feira)
Vila Elmaz, Jaguaré, Vila Clementina, Bosque da Felicidade, Jardim Castelinho, João Paulo II Mini 2, Minidistrito Industrial, Residencial Garcia II, Jardim Seyon

21/10 (terça-feira)
Jardim São Francisco, Cidade Nova, Estoril, Higienópolis, Jardim Ouro Verde, Jardim Urano, Vila Sinibaldi, Jardim Novo Mundo
Critérios de escolha dos bairros

Os locais foram definidos com base em indicadores de saúde e limpeza urbana, considerando:
•    Maior número de casos de dengue registrados;
•    Índice de Infestação Predial (IIP) e Índice de Breteau (IB);
•    Presença de acumuladores e pontos de descarte irregular;
•    Áreas com maior acúmulo de resíduos e risco ambiental.

*Com informações da Prefeitura de Rio Preto

Foto: Ivan Feitosa/SCMS

Leia mais

PUBLICIDADE