O representante legal da Ceerp (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Rio Preto) assinou na tarde desta segunda-feira, 24, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Procon Rio Preto. No documento, estão previstos compromissos como melhorar o atendimento aos clientes e acelerar o ressarcimento em caso de danos.
A cooperativa, responsável pela distribuição de energia elétrica na zona rural e em bairros do extremo norte de Rio Preto, foi alvo, desde o início deste ano, de mais de 100 reclamações registradas no Procon. Os principais motivos são interrupção no fornecimento sem prévia comunicação e danos a eletrodomésticos provocados por picos na rede.
“Nós levamos a unidade do Procon móvel para atender na região do bairro Vida Nova Rio Preto no final de dezembro e constatamos que o número de reclamações era alto. Agora, com o TAC, vamos regularizar a situação, sob pena de multa no valor de 16 UFMs [R$ 1.172,80] em cada caso de descumprimento”, explicou o diretor do órgão de defesa do consumidor, Jean Dornelas.
O acordo prevê ainda que a empresa apresente um plano de atuação conjunta, com fluxograma e organograma, relativo ao atendimento no trecho da rede que é compartilhado com a CPFL (Companhia Paulista de Força de Luz). Além disso, a cooperativa elaborará um plano de divulgação para os clientes que incluirá dicas de como evitar o desperdício e também preservar eletrodomésticos em situações de risco.
Retorno
A unidade móvel do Procon retornará à região atendida pela Ceerp na última semana de maio com o objetivo de reavaliar a situação junto aos moradores e verificar o cumprimento do TAC. “O Procon está vigilante”, completou Dornelas.
*Com informações da Prefeitura de Rio Preto