Emurb realiza ação com pessoas em situação de rua no Vertedouro da Represa

Por

Três pessoas em situação de rua, que viviam próximo ao vertedouro da Represa Municipal, foram encaminhados na manhã desta terça-feira (28) ao Centro Pop, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Cornachioni, na semana passada o grupo foi orientado a procurar os serviços de acolhimento oferecidos pela Assistência Social, já que o local onde eles estavam apresentava riscos à saúde. “A ação é de prevenção, já que as fezes ressecadas dos pombos podem ser inaladas e causar doenças. Outra preocupação é com relação ao uso do vertedouro para o banho. Alguns moradores se arriscam após ingerir bebida alcoólica, aumentando assim o risco de afogamento. As abordagens neste local são constantes, tudo para evitar acidentes”, disse.

Após o encaminhamento, equipes do Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) realizaram a limpeza no local, lavando as vias, e a poda de árvores.

Em relação às pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) acompanha desde o início a aglomeração na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, bem como em todos os pontos do município, para a abordagem social com o objetivo da reconstrução do projeto de vida por meio do encaminhamento aos acolhimentos institucionais.

O trabalho social desenvolvido com esse público visa a reinserção social, tratamento para dependência química e inclusão no mercado de trabalho e geração de renda, proporcionando autonomia ao indivíduo.

Ofertas

A Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), oferta diversos serviços específicos à população em situação de rua, como o acesso a alimentação, com a distribuição de tíquetes para retirada de alimentação no Restaurante Bom Prato; espaço para higiene pessoal; guarda-volumes; lavagem de roupa; atendimento psicossocial; identificação e localização da família; encaminhamento para benefícios; encaminhamento às Unidades de Saúde – para tratar dependência de álcool e outras drogas; encaminhamento para o balcão de emprego e outras políticas públicas; e encaminhamento para os acolhimentos institucionais do município.

Sobre os acolhimentos institucionais

O Albergue Noturno e a parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, por meio da Pousada da Esperança na Providência de Deus e da Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, mantêm as três instituições de acolhimento às pessoas em situação de rua no município de Rio Preto.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Foto: Prefeitura de Rio Preto