Três pessoas em situação de rua, que viviam próximo ao vertedouro da Represa Municipal, foram encaminhados na manhã desta terça-feira (28) ao Centro Pop, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Cornachioni, na semana passada o grupo foi orientado a procurar os serviços de acolhimento oferecidos pela Assistência Social, já que o local onde eles estavam apresentava riscos à saúde. “A ação é de prevenção, já que as fezes ressecadas dos pombos podem ser inaladas e causar doenças. Outra preocupação é com relação ao uso do vertedouro para o banho. Alguns moradores se arriscam após ingerir bebida alcoólica, aumentando assim o risco de afogamento. As abordagens neste local são constantes, tudo para evitar acidentes”, disse.
Após o encaminhamento, equipes do Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) realizaram a limpeza no local, lavando as vias, e a poda de árvores.
Em relação às pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) acompanha desde o início a aglomeração na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, bem como em todos os pontos do município, para a abordagem social com o objetivo da reconstrução do projeto de vida por meio do encaminhamento aos acolhimentos institucionais.
O trabalho social desenvolvido com esse público visa a reinserção social, tratamento para dependência química e inclusão no mercado de trabalho e geração de renda, proporcionando autonomia ao indivíduo.
Ofertas
A Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), oferta diversos serviços específicos à população em situação de rua, como o acesso a alimentação, com a distribuição de tíquetes para retirada de alimentação no Restaurante Bom Prato; espaço para higiene pessoal; guarda-volumes; lavagem de roupa; atendimento psicossocial; identificação e localização da família; encaminhamento para benefícios; encaminhamento às Unidades de Saúde – para tratar dependência de álcool e outras drogas; encaminhamento para o balcão de emprego e outras políticas públicas; e encaminhamento para os acolhimentos institucionais do município.
Sobre os acolhimentos institucionais
O Albergue Noturno e a parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, por meio da Pousada da Esperança na Providência de Deus e da Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, mantêm as três instituições de acolhimento às pessoas em situação de rua no município de Rio Preto.
Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Foto: Prefeitura de Rio Preto