Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora contam com uma nova ferramenta de estudo: um aplicativo lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Disponível desde esta sexta-feira (10), o app, batizado como “MEC Enem – o Simuladão do Enem”, oferece simulados e correção automatizada de redações. O acesso é possível nas lojas de aplicativos ou através do endereço app.mecenem.mec.gov.br.
O aplicativo disponibiliza simulados com questões de múltipla escolha abrangendo as áreas de conhecimento avaliadas no Enem. Além disso, inclui materiais de reforço, como vídeos e apostilas, e um assistente virtual para auxiliar nos estudos. Uma funcionalidade permite o envio de mensagens diretas aos usuários.
O público-alvo do aplicativo é amplo, abrangendo estudantes de diferentes idades, incluindo egressos do ensino médio, alunos de cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Uma das funcionalidades do app é um assistente virtual com inteligência artificial, capaz de criar planos e cronogramas de estudo personalizados, além de responder a dúvidas dos estudantes com base nos conteúdos do Enem.
Na seção de redação, os usuários podem testar seus conhecimentos com temas sugeridos com base em provas antigas do exame. O aluno escreve a redação à mão, fotografa o texto, e a plataforma transcreve automaticamente. Após a transcrição, o usuário pode editar o texto e enviá-lo para a plataforma. A inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e apresenta um gabarito com sugestões de melhoria e a pontuação estimada em até 60 segundos.
O aplicativo também oferece um cronômetro nas seções de questionários e redação, simulando as condições do exame. O desempenho individual de cada estudante, incluindo conquistas e pontuações, é registrado em um perfil privado, com a opção de compartilhar o progresso nas redes sociais.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br