A Polícia Civil desmantelou um esquema de falsificação de bebidas destiladas em Rio Claro, interior de São Paulo, resultando na prisão em flagrante do responsável. A operação apreendeu 473 garrafas falsificadas de diversas marcas de bebidas alcoólicas.
A ação policial foi executada pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Rio Claro, após investigações que levaram à obtenção de mandados de busca e apreensão em dois imóveis ligados ao suspeito.
Enquanto uma das residências estava desocupada, o outro imóvel, situado no Jardim Bela Vista, funcionava como uma fábrica clandestina de bebidas. No local, garrafas de marcas conhecidas eram reutilizadas e reabastecidas com produtos de qualidade inferior, sendo revendidas como se fossem originais.
Além das garrafas falsificadas, a polícia apreendeu 23 vasilhames vazios, rótulos e selos de importação falsos, 1.461 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, R$ 4 mil em dinheiro, dois cheques, uma arma de fogo calibre .38 e comprimidos de origem estrangeira.
O caso foi registrado no Plantão da Delegacia Seccional de Rio Claro como falsificação de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, descaminho, posse irregular de arma de fogo, afirmação falsa ou enganosa e cumprimento de mandado de busca e apreensão. O suspeito permanece sob custódia da Justiça.
A operação faz parte das ações do gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol no estado. Desde a identificação dos primeiros casos em setembro, as medidas de saúde e segurança foram reforçadas em todo o estado, com o objetivo de informar a população sobre os riscos e a situação atual.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br