A cidade de São José do Rio Preto se prepara para receber o FESTIMB – Festival Independente de Música Brasileira, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2025 no Observatório Cultural Durval Telles.
Com uma programação diversificada e cheia de atrações, o festival promete movimentar a cena cultural da cidade e oferecer uma experiência inesquecível para os amantes da música.
“O evento está aberto a grandes nomes da música da cidade, além de novos talentos que vêm se destacando no cenário rio-pretense. Os shows serão realizados em palco montado no Observatório Cultural especialmente para o festival, proporcionando uma estrutura de qualidade e segurança para o público”, explica Durval Telles, artista que idealizou o festival.
As inscrições para o FESTIMB – Festival Independente de Música Brasileira estão abertas desde 14 de outubro e vão até 30 de novembro e podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail: festimb-cadastro@hotmail.com.
Os interessados devem mandar vídeo com música inédita de sua autoria. Podem participar artistas de todo o Brasil. Os selecionados serão divulgados em 10 de dezembro e serão contactados via e-mail.
Além das apresentações musicais, o festival oferecerá uma programação cultural completa, com atividades interativas e gastronomia variada. Os visitantes poderão explorar o melhor da cultura local enquanto aproveitam os shows.
“A expectativa é enorme! Queremos promover não apenas um evento musical, mas uma verdadeira celebração da cultura e da diversidade artística que nossa cidade tem a oferecer”, afirma Durval Telles.
O tema do festival será Apocalipse, justamente para provocar uma reflexão sobre os temas atuais. “Os músicos podem falar sobre meio ambiente e as crises climáticas; o social e as migrações e moradores em situação de rua; a violência familiar e os abusos que muitos vem sofrendo. Queremos colocar o dedo na ferida”, explica Durval.
Os jurados vão escolher melhor canção, melhor intérprete masculino e melhor intérprete feminina. Haverá voto do júri popular também. Além do troféu, o ganhador vai ganhar uma viagem para o Festival Lollapalooza 2025.
Origem do Observatório Cultural
O FESTIMB – Festival Independente de Música Brasileira será realizado no Observatório Cultural. O espaço é uma casa de cultura com salas multiuso para apresentações teatrais, shows, debates, oficinas e ensaios. A abertura contará com vários shows e exibições audiovisuais.
“Este é um espaço plural, aberto a artistas dos mais variados segmentos. Morei por muitos anos neste prédio, e agora estou dando nova utilidade e ressignificação a ele”, explica Durval.
A ambientação do local é uma atração à parte: cada um dos espaços é repleto de instalações artísticas e as paredes são todas repletas de colagens, com fotos de cantores, atores, diretores e outros produtores culturais do mundo, do Brasil e de São José do Rio Preto.
“Todo mundo está homenageado nas salas. A inspiração é tropicalista, é brasileira…todo mundo junto e misturado. Tem Carmem Miranda do lado de Bette Davis. Tem Cauby Peixoto do lado Michael Jackson. Quanto mais arte, melhor”, diz Durval.
O Observatório Cultural fica na Rua São Sebastião, 2045, Vila Zilda, na região da Boa Vista. O espaço poderá ser usado para shows, peças teatrais e exposições.
Serviço:
FESTIMB – Festival Independente de Música Brasileira
Quando: 16, 17, 18 de janeiro 2025 (a partir das 20h30)
Onde:Rua São Sebastião, 2045, Vila Zilda, na região da Boa Vista
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação