O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) encerra o Novembro Azul realizando em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) um número importante de cirurgias robóticas de câncer de próstata.
Durante este mês de prevenção a este tipo de tumor, seis pacientes do SUS foram operados pelos cirurgiões, com o auxílio do robô Da Vinci XI, um dos mais avançados do mundo.
Maior produtor do SUS no Brasil, o Hospital de Base já realizou 321 procedimentos robóticos desde julho do ano passado, consolidando-se como referência no Brasil.
Deste total, foram 152 cirurgias de próstata (quase a metade, 47%). O médico urologista José Carlos Mesquita, responsável pelo Serviço de Uro-oncologia do Hospital de Base, destaca ser o objetivo do complexo Funfarme e satisfação de nossa equipe poder oferecer este procedimento de qualidade e com resolutividade aos pacientes do SUS. “Fundamental podermos democratizar o acesso à medicina com alta tecnologia para todos. Os benefícios da cirurgia robótica aos pacientes são enormes, como, por exemplo, índice de transfusão de sangue muito menor, assim como tempo de recuperação, podendo a pessoa voltar logo às suas atividades”, declarou Dr. Mesquita.
O robô cirúrgico Da Vinci XI possui instrumentais de última geração, que proporcionam uma visão 3D de alta definição da área a ser operada, resultando em maior segurança e conforto para os pacientes. “As cirurgias são minimamente invasivas, com pequenas incisões, proporcionando maior precisão, segurança e eficácia”, ressalta o urologista Márcio Gatti, especialista em cirurgia robótica.
Embora o Novembro Azul termine, o urologista do HB Rio Preto faz questão de
salientar que todos os homens, a partir dos 40 anos, devem fazer o exame preventivo de próstata, independentemente do mês porque este câncer, no início, não apresenta sintoma algum. “É de suma importância que procure um médico urologista para fazer o exame de sangue e o toque, principalmente os pacientes que têm histórico familiar da doença”, afirma Dr. Gatti.
Além de procedimentos urológicos, o Hospital de Base de Rio Preto utiliza a tecnologia robótica também nas áreas de ginecologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, aparelho digestivo, colorretal, bariátrica e cirurgia de cabeça e pescoço.
A instituição conta com infraestrutura tecnológica robusta em seu centro cirúrgico, o maior do interior paulista, com 29 salas e uma área de 1.200 m² equipada com o que existe de mais avançado na medicina no mundo.
Toda esta moderna infraestrutura é essencial para maximizar os benefícios proporcionados pelo sistema robótico, cujos movimentos são controlados pelo cirurgião a partir de um console. A plataforma robótica permite uma maior amplitude nos movimentos das pinças, possibilitando acesso a diversas estruturas do corpo com menor trauma cirúrgico, reduzindo a perda de sangue e o risco de infecção.
A robótica está integrada a uma infraestrutura de última geração, que inclui a sala cirúrgica inteligente, dotada do sistema Buzz, um hub de informações centrais baseado em rede para roteamento, exibição, interação, transmissão, gravação e aprimoramento de imagens médicas, conteúdo de software e vídeos. Ao inserir o prontuário médico do paciente no equipamento, ele automaticamente reconhece e integra seus exames de imagem como tomografia, ressonância e raio-x, dentre outros realizados na instituição.
Tal integração tecnológica permite ainda ao médico gravar o procedimento cirúrgico, além de exibir nos monitores da sala os exames de imagem juntamente com os da cirurgia, tanto em procedimentos laparoscópicos, como também no uso da robótica. Com isso, aumenta a segurança do paciente com um procedimento ainda mais preciso.
Como resultado, o tempo de internação hospitalar para recuperação após uma cirurgia robótica é significativamente menor em comparação às cirurgias convencionais.
Sobre o Hospital de Base de Rio Preto
O HB de Rio Preto é o hospital escola associado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das instituições públicas de ensino médico mais renomadas do Estado de São Paulo.
Com um corpo clínico altamente qualificado e médicos reconhecidos nacionalmente, o HB de Rio Preto destaca-se pela alta tecnologia oferecida a pacientes de todo o país, dos quais mais de 85% atendidos pelo Sistema Único de Saúde.
O Hospital de Base é uma das unidades da Funfarme.
Funfarme: o maior produtor do SUS no Brasil
Maior produtor SUS do Brasil e um de maiores complexos hospitalares, a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, localizada em São José do Rio Preto (SP), é referência para mais de 1,7 milhão de habitantes nos 102 municípios da região noroeste do estado de São Paulo, sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).
O complexo, no entanto, atrai pacientes de todas as regiões brasileiras por ser reconhecido pela medicina de alta complexidade em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea, obstetrícia e cirurgias infantis gerais, especialmente as oncológicas e cardíacas.
Sua outra unidade, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) é um dos principais centros especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. Em particular, é referência nacional em gestação de alto risco, medicina de alta complexidade. cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, sendo seu Centro do Coração, a CardioPedBrasil®, referência no Brasil no tratamento e cirurgias altamente complexas, inclusive de transplantes cardíacos.
Além do HB de Rio Preto e o HCM, a Funfarme reúne o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Também gerencia outras unidades, incluindo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e serviços de teleatendimento e consultorias remotas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação