Diversos incêndios foram registrados nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) causando interdição de rodovia, desaparecimento de animal e atingindo áreas de preservação ambiental.
Em São José do Rio Preto, uma área de mata próxima ao bairro Setsul foi consumida pelas chamas. O fogo chegou bem perto das propriedades rurais. Em uma delas, foi registrado o desaparecimento de um bezerro. A suspeita é de que o animal tenha morrido.

No distrito de Engenheiro Schmitt, um canavial foi atingido. Próximo a Guapiaçu, outra área de cana-de-açúcar foi destruída.
Em Onda Verde, um grande incêndio atingiu duas fazendas, uma com plantação de laranja e outra com cana-de-açúcar. A palha de cana foi totalmente consumida, conforme apurado pela TV TEM. Devido à fumaça, uma rodovia intermunicipal que liga Onda Verde a Nova Granada foi interditada.
Em Mirassol, um grande incêndio em uma área de pastagem chegou perto de algumas propriedades rurais. Uma estrada rural foi tomada pela fumaça.
Em Votuporanga, o fogo atingiu uma área de pastagem, próxima ao bairro Colinas. Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas de usinas e membros da Defesa Civil foram acionados para auxiliar no combate às chamas.

Uma área de mata e outra de pastagem também pegaram fogo em Bady Bassitt. Quatro caminhões-pipa da prefeitura e um caminhão dos bombeiros foram utilizados na ocorrência.
Já em Tanabi, os bombeiros atenderam ao menos três incêndios em áreas de pastagem. Em Jales, o fogo começou por volta das 14h no bairro Parque das Flores, onde existem várias chácaras. Áreas de pastagem e de preservação ambiental foram consumidas. Não havia registro de feridos e nem de imóveis atingidos.
Em Alto Alegre, duas áreas tiveram registros de incêndio, sendo uma delas uma área de proteção permanente que tem vegetação de Mata Atlântica.
Altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar
Nesta quinta-feira, pela terceira vez na mesma semana, a Defesa Civil emitiu o alerta via celular para a baixa na umidade relativa do ar e o risco de queimadas.
Conforme dados fornecidos pelo Ciiagro, Unesp, Inmet, Cetesb, Ariranha, Mirassol e Pindorama registraram índice de umidade relativa do ar de 8%, sendo que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no mínimo 60%.
São José do Preto, José Bonifácio, Catanduva e Santa Fé do Sul registraram 9%, seguidas de Araçatuba, Valparaíso, Altair e Votuporanga que tiveram 10%.
Conforme a Defesa Civil, a estiagem e as altas temperaturas propiciam o surgimento de focos de incêndio. Por exemplo, em Paulo de Faria, Paranapuã e Ilha Solteira os termômetros atingiram 39ºC na tarde desta quinta-feira.
Fonte: G1 Rio Preto
Fotos: Reprodução TV TEM/WhatsApp