O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira (13), o período de inscrições para médicos interessados em atuar na elaboração e revisão de questões para duas importantes avaliações da área médica: o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
O processo seletivo reserva vagas para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e/ou quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), mediante comprovação documental.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do Sistema BNI, disponível no Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Os candidatos deverão apresentar diploma, declaração de docência e assinar um termo de compromisso e sigilo.
Para se candidatar, é necessário possuir diploma de graduação em medicina emitido por uma instituição de ensino superior credenciada, além de título de especialização (stricto sensu ou lato sensu) em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. É imprescindível que o candidato atue como docente em curso de medicina e comprove o vínculo por meio de declaração da instituição de ensino. Servidores do Ministério da Educação (MEC), Inep ou órgãos vinculados estão impedidos de participar.
O Inep remunerará os profissionais selecionados por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). O valor unitário por questão elaborada será de R$ 500, enquanto a revisão técnico-pedagógica de cada item renderá R$ 300.
A divulgação do resultado preliminar da análise documental está prevista para 11 de novembro, com a convocação para capacitação agendada para o dia 14 do mesmo mês. O edital com todas as regras do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial da União.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br