Candidatos indígenas interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) em 2026 têm até as 18h desta sexta-feira (7), horário de Brasília, para realizar a inscrição gratuita no vestibular indígena. O processo seletivo é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visando facilitar o acesso ao ensino superior para este público.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do vestibular. O processo seletivo é voltado para candidatos que buscam o primeiro curso de graduação ou que nunca concluíram um curso superior.
Para concorrer, é necessário ter cursado ou estar cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Candidatos da rede privada precisam comprovar bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%. É permitida apenas uma inscrição por CPF, e candidatos que já concluíram um curso superior estão impedidos de participar.
Ao todo, são oferecidas 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal. Os cursos abrangem bacharelados e licenciaturas nos turnos diurno e noturno, incluindo áreas como administração, engenharias, nutrição, psicologia, gestão de agronegócios e saúde coletiva.
O processo seletivo compreende provas objetivas e de redação em língua portuguesa, marcadas para o dia 7 de dezembro, além de avaliação de documentação e entrevista pessoal, de 8 a 10 de dezembro. As etapas de seleção serão realizadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).
Os candidatos também devem enviar documentos para homologação da inscrição e anexar uma fotografia recente, seguindo as especificações do edital. O resultado final do vestibular e a convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada estão previstos para 19 de janeiro de 2026.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br