Instituto do Câncer estima que 700 mil pessoas serão acometidas da doença até 2025

Por

Neste sábado, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, doença que, em seus vários tipos, deve atingir mais de 700 mil brasileiros somente entre este ano e 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Tão importante quanto a medicação e demais recursos de tratamentos contra a doença, profissionais do Centro de Oncologia do Austa Hospital, de São José do Rio Preto, destacam também envolvimento de uma equipe multidisciplinar que ofereça cuidado e suporte, aliada a um ambiente humanizado e adequado.

Este ambiente deve permitir ao paciente ter privacidade para estar com o profissional de saúde e interagir com a família.


Neste ano de 2023, o Austa Hospital, de Rio Preto, inaugurou o Centro de Oncologia justamente para oferecer este ambiente e condições para a equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer dedicar o melhor atendimento aos pacientes, seus familiares e amigos.


“O Centro de Oncologia possui no seu DNA a mesma filosofia que norteia há 16 anos o tratamento de câncer no Austa Hospital, cuja unidade tornou-se referência pela humanização e acolhimento aos nossos pacientes. Ter o carinho e assistência de profissionais de várias áreas é fundamental”, ressalta a oncologista Bárbara Cristina Benetton Pinto, médica coordenadora do Centro de Oncologia.


Além de profissionais especialistas, o novo Centro dispõem de confortáveis instalações, dotadas de todos os equipamentos e infraestrutura necessária ao tratamento. Consultórios e uma ampla sala de infusão com camas e poltronas onde são ministrados os medicamentos proporcionam, além de conforto, a privacidade necessária a cada paciente. “Aqui, o paciente encontra um espaço só dele que, inclusive, se quiser, pode ter momentos reservados com nossos profissionais ou familiares e amigos”, afirma a psicóloga Renata Alves.


O projeto do Centro de Oncologia atende a todas as normas da Anvisa, Vigilância Sanitária e demais órgãos reguladores e fiscalizadores da saúde. Ele é totalmente integrado ao Austa Hospital e à Austa Medicina Diagnóstica, o que garante cuidado completo do paciente desde o diagnóstico para confirmação ou não da doença até se houver necessidade de cirurgia, internação em quarto ou UTI e atendimento na emergência.


O Centro de Oncologia do Austa Hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e dispõe também de estacionamento próprio, também para conforto de seus clientes.