O Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é uma data de mobilização e conscientização para inclusão social de Pessoas com Deficiência. Pensando nessa temática, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de São José do Rio Preto, promove no dia 26 de setembro série de palestras sobre o tema ‘Capacitismo, a mentira que contaram sobre a deficiência.
O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Famerp, das 8h às 13h, reúne profissionais de diversas áreas e que têm algum tipo de deficiência. O objetivo é mostrar aos convidados que é possível exercer profissões como dentista, advogado, economista e até mesmo se tornar um atleta sendo uma Pessoa com Deficiência.
“Nosso intuito é incentivar nossos pacientes e demais Pessoas com Deficiência, além do público em geral, que é possível desenvolver diversas funções sendo deficiente, que todos eles podem ser o que eles quiserem, independentemente de suas condições atuais. Para além disso, fomentar a discussão na sociedade sobre o capacitismo, mostrando que essas pessoas são normais, assim como cada um de nós, com os mesmos direitos e que merecem o mesmo respeito e atenção”, ressalta Dra. Regina Chueire, diretora no Lucy Montoro de Rio Preto.
Sobre o Lucy Montoro
O instituto de reabilitação Lucy Montoro conta com 65 profissionais em equipe multidisciplinar com: médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, além de técnicos ortésicos que fazem ou adaptam os equipamentos utilizados pelos pacientes.
Nesses 12 anos de atuação, o Lucy realizou 450 mil atendimentos nos mais de 13 mil pacientes que foram triados pela instituição. Além de dispensar mais de 19 mil equipamentos entre órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, etc. E somente durante a pandemia da Covid-19, o centro de reabilitação realizou 12.189 teleatendimentos.
Programação:
8h30 – Início do evento
08h40 – Apresentação de canto/dança
9h – Palestra: saúde bucal – Luis Maurício (dentista): quais as consequências de não realizar de forma correta
9h20 – Palestra: Reabilitando Vidas e Sonhos – Dr. Flávio Benez (médico fisiatra e diretor do Lucy Montoro de Fernandópolis)
9h40 – Vídeo Emprego Apoiado
9h50 – Palestra: Direitos da Pessoas com Deficiência – Maria Soares (advogada)
10h10 – Palestra: Os benefícios do esporte – Kennedy Martins (tenista)
10h30 – Palestra: Economia Inclusiva – Emília Maria Martins (economista)
10h50 – Encerramento
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação