O Brasil enfrenta um grave problema de saúde pública com o aumento no número de casos de intoxicação por metanol, resultante do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Dados recentes apontam para 36 casos confirmados em todo o país, um aumento em relação aos 32 registrados anteriormente.
O número de vítimas fatais também subiu, atingindo sete óbitos. Destes, cinco foram registrados no estado de São Paulo e dois em Pernambuco.
Além dos casos confirmados, as autoridades de saúde investigam outros 156 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Inicialmente, 362 casos foram considerados suspeitos, mas descartados após análise. Há também 11 mortes sob investigação para determinar se estão relacionadas à contaminação por metanol.
As informações foram divulgadas em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado pelo diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.
Embora a curva epidêmica sugira uma desaceleração no número de novas notificações, o diretor do departamento ressaltou que as autoridades permanecem em estado de alerta e monitoram a situação de perto. A Sala Nacional de Situação acompanha o caso.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br