Empresas e instituições brasileiras intensificaram seu compromisso social em 2024, destinando mais de R$ 6,2 bilhões para iniciativas de impacto, um salto de 19,4% em relação ao ano anterior. Este expressivo aumento é revelado pelo Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) 2025, estudo divulgado pela Comunitas, organização focada no aprimoramento da gestão pública no Brasil.
Segundo o levantamento, o crescimento do investimento social corporativo foi significativamente impulsionado pelos recursos próprios das organizações, que atingiram R$ 4,79 bilhões, representando um aumento de 35%. Os recursos incentivados totalizaram R$ 1,42 bilhão.
O BISC, que está em sua 18ª edição, busca oferecer uma visão estratégica do investimento social corporativo no país, fornecendo parâmetros para o planejamento de empresas, institutos e fundações. O estudo analisou dados de 337 unidades de negócios e 22 institutos e fundações corporativas, abordando o desenvolvimento dos volumes de investimento, divisões por fonte de financiamento, setores econômicos e distribuição por temáticas sociais.
Entre os temas prioritários para os investidores sociais destacam-se educação e cultura, com crescente atenção para a inclusão produtiva. A pesquisa também aponta que as ações urgentes voltadas para as emergências climáticas ganharam unanimidade entre as empresas em 2024, com foco em ações humanitárias e potencial para ações de prevenção e adaptação climática.
O levantamento revelou ainda que os jovens permanecem como o grupo populacional prioritário dos investimentos. A pesquisa identificou uma tendência de financiamento de projetos por parte das empresas, em vez da realização de projetos de autoria própria, impulsionada por um movimento de co-investimento, alianças e parcerias.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br