Judoca rio-pretense brilha em disputa no regional

Por

O jovem judoca rio-pretense Samuel Mota, da Associação Matsumi, vem dominando as competições regionais e agora se prepara para um dos maiores desafios da sua carreira: a busca por um título nacional. Aos 11 anos, ele já acumula um histórico impressionante e é apontado como uma das grandes promessas do esporte.

Em 2024, Samuel disputou 15 competições e subiu ao pódio em todas. Foram 13 títulos de campeão e duas medalhas de bronze, conquistadas na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista. Nos torneios regionais, manteve sua invencibilidade, vencendo todas as lutas.

Para o sensei Roberto Fuscaldo, da Associação Matsumi, o talento de Samuel é inegável. “Ele é um atleta dedicado, disciplinado e focado. Desde muito jovem mostrou que tinha potencial e, agora, está colhendo os frutos do trabalho duro. O futuro dele no judô é promissor”, afirma o treinador.

A próxima meta do judoca é conquistar seu primeiro título nacional. No último dia 22 de fevereiro, ele ficou com a segunda colocação na seletiva do Campeonato Brasileiro Região V, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O resultado garantiu sua vaga para a disputa nacional, que acontece nos dias 29 e 30 de março em Porto Alegre – RS.

Antes disso, Samuel tem outro grande compromisso: a Copa São Paulo, entre os dias 6 e 9 de março. Ele competirá ao lado de seus irmãos, representando a Associação Matsumi, e entra na disputa como um dos favoritos ao título. “Já fui campeão da Copa São Paulo e quero esse título de novo. Estou treinando muito e sei que posso chegar lá”, diz o jovem judoca.

Competindo na categoria Sub-13, peso meio-leve, Samuel intensificou os treinamentos nas últimas semanas. Desde que iniciou sua jornada em competições federadas, após a pandemia, ele vem crescendo no cenário estadual e agora quer deixar sua marca no judô nacional.

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação