Matéria da Folha de São Paulo desta segunda-feira (27) traz um assunto que incomoda todos os brasileiros. As ligações indevidas de serviços de telemarketing.
A reportagem mostra que os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês, indica documento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregue ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações).

A agência de telecomunicações afirma ter bloqueado 184,9 bilhões de chamadas inoportunas na rede monitorada de 26 operadoras entre junho de 2022, quando adotou regras para restringir a prática, e dezembro de 2024.
A frequência da importunação pode ser ainda maior, a considerar um levantamento feito pelo app Truecaller, em 2021, que mostrou que cada telefone brasileiro recebe em média 32,9 ligações indesejadas por mês. Isso equivale a mais de 10 bilhões de chamadas mensais, considerando os 268 milhões de linhas telefônicas ativas.
A experiência do maranhense Eduardo Henrique Farias, 23, é pior do que o diagnóstico feito pelo Truecaller. Ele recebe 20 ou mais ligações por dia da Claro e não consegue nem sequer responder. “Não consigo pedir para me tirarem da lista, porque o robô não dá a opção de falar com o atendente e, se fica sem resposta, a ligação cai”, diz.
Mas nem só de caos vivem os brasileiros.
Existem empresas sérias que operam na área de telemarketing e ajudam os clientes. Em Rio Preto temos bons exemplos que até resultaram em prémio nacional para a GVC Soluções Financeira. Empresa de cobrança, a GVC atua de maneira humanizada com o cliente na hora de fazer uma cobrança. Entende a vida do cliente, os motivos pelo qual ele está devendo e o auxilia. Esse é o programa Saúde Financeira GVC , uma consultoria financeira gratuita que a GVC Soluções em Cobrança oferece aos seus milhares de clientes. O programa tem como objetivo ajudar os clientes inadimplentes a se reerguerem financeiramente. Foi com esse programa que no ano passado a empresa, que é do Grupo Rodobens, ganhou os prêmios Acirp e ABT de Excelência no Atendimento, em São Paulo.
Por: Assessoria de Imprensa
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