PUBLICIDADE

Lula Critica Operação Policial no Rio: “Desastrosa” e Exige Investigação

Teste Compartilhamento
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “desastrosa” a Operação Contenção, realizada no Rio de Janeiro em 28 de outubro. A ação policial, que mobilizou 2.500 agentes em áreas dos complexos do Alemão e da Penha, resultou em intensos tiroteios e na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.

Durante entrevista a agências de notícias internacionais, o presidente Lula afirmou que, apesar de alguns poderem considerar a operação um sucesso pela quantidade de mortes, a ação estatal foi um desastre. Ele anunciou que o governo federal pressionará por uma investigação independente para apurar as circunstâncias em que a operação foi realizada.

“É importante ver em que condições se deu”, declarou Lula, ressaltando que “A ordem do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança, e houve uma matança”.

A Operação Contenção tinha como objetivo atacar pontos estratégicos da facção Comando Vermelho. No entanto, relatos de moradores indicam que dezenas de corpos foram encontrados em áreas de mata, alguns com sinais de que estariam rendidos, como mãos e pernas amarradas, e sinais de execução e tortura.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, defendeu a operação, afirmando que todos que se renderam foram presos e que a ação foi um sucesso. Contudo, a Operação Contenção já é considerada a mais letal da história do estado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já se manifestou a favor de uma investigação independente para apurar os fatos, garantir a responsabilização e proteger testemunhas, familiares das vítimas e defensores de direitos humanos.

Lula fez os comentários em Belém, onde participará da Cúpula do Clima e onde, a partir do dia 10, será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE