Recebeu alta nesta segunda-feira, dia 6 de março, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto, no interior de SP, uma criança de família indígena de aldeia Yanomami, do estado do Amapá, que recebeu tratamento para uma cardiopatia congênita.
A pequena Liane Waiapi, de 1 ano e 4 meses, passou pelo procedimento cirúrgico na CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança e permaneceu internada no HCM por 36 dias. A cirurgia foi um sucesso e hoje Liane recebeu alta hospitalar e os pais agora podem retornar à aldeia onde vivem com seus familiares.
O pai de Liane, Jakyri Waiapi, conta que procurou atendimento médico no local de onde vive, chegou a ir para a capital daquele estado em busca de tratamento, porém sem sucesso.
Para o cirurgião cardiovascular pediátrico, Prof. dr. Ulisses Alexandre Croti, a alta de hoje faz parte de uma parcela importante de pacientes atendidos de todos os estados do Brasil no HCM por meio da CardioPedBrasil.
A Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto é um Centro de Referência Nacional dedicado à educação de familiares e profissionais da saúde com foco nas crianças portadoras de Cardiopatias Congênitas.
Nasceu no dia 24 de novembro de 2001, iniciando os cuidados clínicos e cirúrgicos continuamente às crianças com cardiopatias congênitas desde janeiro de 2002 como Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica com o intuito de atender às crianças com doenças no coração que necessitavam de tratamento no interior do Estado de São Paulo.
No decorrer dos anos, a equipe com mais de 150 profissionais dedicados à excelência humanizada, constantemente baseada no ensino, pesquisa e assistência de qualidade, já realizou operações em mais de 6 mil crianças que necessitavam de tratamento do coração.
Todas as nossas atividades assistenciais e educacionais são orientadas e compartilhadas com profissionais americanos de hospitais renomados como Mayo Clinic de Rochester-MN, Children´s Hospital and Clinics de Minnesota-MN e Seattle Children´s Hospital de Seattle-WA, facilitadas pela parceria com a ONG Children´s HeartLink Foundation.