,

Mercado de trabalho: Assaí amplia contratação para os 50+

Por

O Assaí Atacadista segue avançando em sua jornada de valorização da diversidade etária também em Rio Preto.

Nos últimos anos, a Companhia tem ampliado as oportunidades para profissionais com 50 anos ou mais e a promoção de talentos dessa faixa etária cresceu 168% entre 2022 e 2024, com destaque para o aumento de 22% em cargos de liderança e 16% em funções de especialistas. A Companhia também foi reconhecida com a Certificação Age-Friendly por suas práticas inclusivas.


Os números acompanham o movimento positivo do setor de comércio na cidade. Em 2024, o comércio em geral de Rio Preto registrou 1.470 admissões de trabalhadores 50+, sendo 684 delas (53,47%) destinadas a funções de vendedores do comércio em lojas e mercados, segundo do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Já em 2025, o número subiu para 1.544 contratações, 75 a mais do que no mesmo período do ano anterior. Desse total, 725 vagas (53%) também foram destinadas a esse segmento.


Esses resultados reforçam a relevância dos profissionais 50+ no comércio rio-pretense, segmento no qual o Assaí tem contribuído ativamente para promover mais inclusão e representatividade. A rede fortalece a empregabilidade desse público, reconhecendo sua experiência e potencial para enriquecer o atendimento e a operação de suas lojas.
“Nosso compromisso é gerar oportunidades de qualidade para profissionais com 50 anos ou mais. Sabemos da importância desse público para o comércio de Rio Preto e queremos continuar avançando na construção de equipes diversas e integradas”, afirma Edilberto de Almeida Junior, gerente regional de RH para o Estado de SP.

INCLUSÃO


Para impulsionar o ingresso desses(as) profissionais, o Assaí mantém um banco de talentos exclusivo para pessoas 50+ e realiza treinamentos com a equipe de RH e lideranças para ampliar conhecimento e conscientização. “Cada pessoa é única. Por isso, os(as) gestores(as) das lojas, CDs e dos escritórios contam com trilhas específicas que possibilitam o desenvolvimento para liderar pessoas diversas, promover o respeito e a valorização da diversidade de gerações presente nas equipes”, explica Almeida Junior.

A diversidade de gerações, um dos pilares do Programa de Diversidade do Assaí, que também contempla, há mais de uma década, ações voltadas para Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e, mais recentemente, Migrantes e Refugiados. “O etarismo ainda é um desafio no mercado de trabalho. No Assaí, trabalhamos para quebrar esses vieses com ações estruturadas e consistentes. Acreditamos em um futuro do trabalho mais diversos, inclusivo e humano — e estamos construindo esse futuro desde agora”, finaliza Tamaly.

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação