Moleza após o almoço: causas científicas e impacto na produtividade

Por

Após o almoço é comum que algumas pessoas sintam uma vontade irresistível de tirar uma soneca, fenômeno popularmente conhecido como “moleza pós-almoço”. Cientificamente, essa sonolência tem raízes em processos fisiológicos bem documentados.

Segundo o médico do esporte, Marcelo Amoretti, após uma refeição, especialmente aquelas ricas em carboidratos ultraprocessados, ocorrem tres alterações fisiologicas: primeiramente, quanto maior o consumo desses carboidratos simples, maior será o aumento na produção de insulina, o que pode levar a uma queda mais brusca na glicemia, provocando sonolência.

Segundo ele, quanto mais volumosa e “pesada” for a refeição maior será a produção de acido cloridrico pelo estômago para digerir aquele montante total de comida. Com uma produção elevada de ácido, existe uma alcalose metabolica (queda no ph sanguineo) momentanea no corpo e, essa alcalose, também provoca sonolência. E, por fim, esse tipo de refeição promove aumento de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que também pode causar sonolência.

Além disso, o corpo direciona um grande fluxo sanguíneo para o sistema digestivo para facilitar a metabolização dos alimentos, reduzindo a quantidade de sangue disponível para outras partes do corpo, incluindo o cérebro. Esse “sequestro” de sangue do cérebro pode tambem causar sonolência e uma sensação de letargia.

Outro fator contribuinte é o próprio ciclo circadiano do corpo, que apresenta um declínio na energia e um aumento na sonolência durante o período da tarde, independentemente da ingestão de alimentos.

Embora seja comum, essa moleza pós-almoço pode afetar negativamente a produtividade no trabalho ou estudos. Estratégias para lidar com isso incluem uma alimentação mais equilibrada, isenta de carboidratos simples, rica em fibras e legumes, uma adequada noite de sono no dia anterior e a realização de uma sesta de 20-30 min apos a refeição para reciclagem do cortisol e o retorno natural das funçoes fisiologicas acima citadas

Entender as causas científicas por trás da moleza pós-almoço pode ajudar a gerenciar melhor esse fenômeno e maximizar a produtividade ao longo do dia.

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação