De tanto insistir, o Avaí conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Atuando com um a mais desde os 27 minutos o segundo tempo, o time catarinense pressionou e superou o Mirassol por 1 a 0, na tarde deste sábado, na Ressacada, pela segunda rodada da Série B. O gol da vitória saiu aos 50 minutos, com Santiago Patiño. Nos acréscimos, Xavier acabou expulso e igualou os times numericamente.
Os três pontos fizeram o Avaí subir na tabela e ocupar a 12.ª posição, além de esquecer a derrota na estreia, quando levou 4 a 1 do Guarani, em Campinas. Já o Mirassol conheceu sua primeira derrota na competição, após estrear vencendo a Chapecoense, por 1 a 0. O clube paulista é o 10.º colocado, com três pontos.
A primeira etapa começou estudada. Com as equipes se estudando bastante, a primeira finalização só veio acontecer aos 12 minutos, pelo lado Avaí, com Patiño, que não chegou a levar perigo. A primeira chance real veio aos 22, de novo pelo lado dos donos da casa. Marquinhos Cipriano finalizou rasteiro e assustou o goleiro Muralha.
O lance acordou o Mirassol, que, no lance seguinte, chegou pela primeira vez ao gol adversário. Vilela arriscou da intermediária, mas mandou para fora.
O Mirassol gostou do jogo. Seguindo no campo de ataque, por pouco Negueba não abre o placar. Chico recebeu na esquerda e teve o chute bloqueado. No rebote, Negueba finalizou rasteiro e Natanael tirou em cima da linha. Na sobra, Leandro Vilela mandou por cima do gol.
Pressionado, o Avaí percebeu a crescente dos adversários. Querendo controlar a partida, os donos da casa subiram a linha na reta final. Na bola parada, o zagueiro Roberto cabeceou e Muralha fez grande defesa. No último cartucho, Cipriano obrigou Muralha a fazer outra intervenção e o empate permaneceu na primeira etapa.
Expulsão
A segunda etapa voltou com o mesmo roteiro. O Avaí tinha a posse da bola, mas não traduzia o volume de jogo em chances claras de gol. Por sua vez, o Mirassol ficou mais retraído e esperando para armar o contra-ataque fatal. A estratégia estava funcionando, até aos 27, quando Thalisson Kelven levou o segundo amarelo e acabou expulso da partida.
Foi a oportunidade que o Avaí queria para enfim quebrar a marcação do Mirassol. O time seguiu criando, porém, sem conseguir balançar as redes de Muralha. Abusando da bola aérea, a defesa do Mirassol afastava com facilidade, ou conseguia bloquear as finalizações no momento certo.
Na reta final a partida pegou fogo. Na bola parada, quase o Mirassol surpreendeu com Fernandinho. Fazendo-se valer da superioridade numérica, o Avaí se lançou ao ataque, mas não encontrava espaço.
Quando a torcida já tinha perdido a paciência com o técnico Alex, Patiño balançou as redes, aos 50 minutos. Robinho recebeu na direita e tocou para Santiago Patiño que finalizou de primeira. Foi o segundo gol do Avaí na Série B, o segundo de Patiño.
Com o gol, o jogo que estava nervoso, ficou tenso. Com muitas divididas e reclamações, Xavier acabou expulso pelo VAR, após cometer falta dura em Silvinho. O que não fez diferença. Após a revisão no monitor, o juiz optou por encerrar a partida. Terminando com a vitória do Avaí por 1 a 0.
Na próxima rodada, o Avaí tem o clássico regional contra o Criciúma no Heriberto Hülse na sexta-feira, dia 28 de abril, às 19h. Já o Mirassol entra em campo somente no sábado, dia 29 de abril, quando encara o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão.
*Com informações do Futebol Interior