31/01/2022 às 18h47min - Atualizada em 31/01/2022 às 19h10min

Saiba como montar sua empresa veterinária e ser um empreendedor de sucesso

Gerenciamento de um novo negócio requer mais do que o preparo profissional, pois depende também de boas estratégias de marketing

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nucci
Divulgação
A abertura de uma nova empresa no ramo veterinário, como uma clínica, pet shop ou faculdade, requer mais do que o preparo do profissional com especializações em Medicina Veterinária, pois depende também de estratégias de marketing para se chegar ao cliente e mantê-lo fiel. O gerenciamento deste novo negócio exige uma série de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Por isso, é importante estar preparado para o mercado pet. Para começar bem uma nova oferta (serviço/produto), você precisa seguir 6 passos importantes para aplicar no dia a dia do negócio e iniciar bem sua empresa para ver grandes resultados.

1 Conheça a realidade do mercado e organize um bom plano de ação
 Um primeiro ponto é melhorar a experiência de compra do seu cliente que não quer só comprar um serviço ou produto que precisa, pois ele quer também um lugar onde possa passear, interagir, aprender e relaxar. Proporcione experiências interessantes. Crie eventos que atraiam público e gerem relacionamento. Use o design para estimular a curiosidade e os sentidos do seu cliente, desde o momento em que ele entra até a saída da empresa. De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se tem alguém querendo comprar os serviços e produtos de uma pet shop ou faculdade, então existe uma oportunidade de negócio. Afinal de contas, podemos resumir a atividade de pet shop numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços e produtos e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio. Note bem, vender e lucrar, pois não basta somente vender, uma vez que o que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro

2- Espírito criativo e atender as necessidades dos clientes/ alunos
Numa era digital, invista em tecnologia com estratégias de vendas tanto para os serviços como para os produtos. Para isso, é de extrema importância ter proximidade com o público-alvo para entender os desejos e necessidades dele. Portanto, entenda de que forma o seu negócio pode ajudá-lo e o que você precisa mudar para atendê-lo melhor. Desenvolva uma estratégia de e-mail marketings e em whatsapp para informá-los sobre novos serviços e produtos, além de promoções, tomando como base aquilo que seu cliente necessita ou deseja. Tenha interesse em satisfazer e resolver, afinal o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas.

3 Coletar informações para o negócio 
Pesquise sobre o seu negócio, o mercado, financias, marketing, localização, além de estudar o cliente. Veja seu perfil, use o Neuromarketing para aprender sobre ele: o que pensa, gosta, elege como prioridade e como é seu comportamento de compra e de decisão. Lembre-se que para vender bem é preciso comprar bem, portanto, faça um planejamento constante, conheça novos fornecedores. Além disso, estoque com inteligência, pois comprar pouco pode não ser a solução para seu negócio. É preciso se esforçar para ter a satisfação dos clientes como maior objetivo da empresa. Aliás, é certo que clientes satisfeitos em sua empresa são sinônimos de poderosos aliados.

4 Definir estratégias para posicionar corretamente a empresa
Saiba comprar, faça uma análise de cada fornecedor do seu negócio, conheça os produtos dele com mais propriedade, negocie prazos e quantidades, enfim, faça dele um parceiro. Participe de entidades de classe, associações e grupos que possam oferecer ideias novas, inspiração e conhecimento. Conheça soluções e explore as que forem adequadas ao seu negócio. Tenha certeza que a maioria das compras, solicitação de serviços de valor agregado, é feita sempre pela emoção e não pela razão. Portanto, o valor agregado ao serviço ou produto vai adicionar benefícios que farão bem ao cérebro e também ao coração.

5 Marca e propriedades intelectuais já registradas e consolidadas
Busque apoio e tente entender todo o funcionamento de sua empresa veterinária. Fique atento às prateleiras e gôndolas, exposição dos produtos. Reflita se a informação sobre promoção está impactando quem entra. Sua presença também estimula a sua equipe, por isso seja presente, mas capacitado. A informação é o maior patrimônio que a empresa pode ter nos dias de hoje para competir com profissionalismo no mercado de trabalho da Medicina Veterinária.

6 Delegar tarefas e cobrar resultados desejados
Faça um pré-diagnóstico para ajudar na agilização das decisões estratégicas e elaboração das táticas. Pense estrategicamente e, com um diagnóstico seguro, tenha tranquilidade para elaborar planos e projetos. Seguindo esses passos, na fase de implantação você terá condição de melhor adequar as ações nas tarefas operacionais. Com toda a informação possível, você poderá fazer um acompanhamento da capacitação total da empresa e estimular um desenvolvimento acelerado. Este acúmulo de conhecimento só virá se você for em busca deste conhecimento, por meio de cursos, livros e apoio técnico, além de profissionais que realmente vivem o dia a dia do mercado pet no Brasil. Portanto, capacite-se!

Não pense demais. Realize suas ideias e evolua na relação com seus clientes/alunos!
Estar imerso no universo do sucesso é reconfortante, mas custoso, e não estamos falando de dinheiro. O tempo gasto entre reuniões, por exemplo, pode estar sugando a energia que você poderia utilizar em outros projetos. Se o tempo também é um recurso escasso na rua rotina, tente:

*Avaliar como seu tempo está sendo gasto;
*Criar uma programação diária (e cumpri-la); priorizar as tarefas mais importantes;
*Finalizar uma tarefa antes de iniciar outra.

O sucesso não é uma questão de oportunidade, mas sim uma questão de escolha.

 FRANCIS FLOSI é Professor, Médico-Veterinário, Diretor da Faculdade Qualittas, Diretor Presidente do Instituto Qualittas de Pós Graduação, Tesoureiro da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas/SP e Acadêmico Vice Presidente da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas.

Fontes: Livros “MARKETING NA VETERINÁRIA”, “PLANO DE MARKETING NA VETERINÁRIA” ,“A REBELIÃO DOS SERVIÇOS MÉDICO-VETERINÁRIOS” e E-book “8 PASSOS PARA SUA EMPRESA VENDER MAIS”, todos de autoria do médico-veterinário Francis Flosi.  
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