11/02/2022 às 10h27min - Atualizada em 11/02/2022 às 15h43min

Marketing para hotéis: entregar brindes personalizados pode conquistar novos hóspedes?

Dicas para não perder para a concorrência

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Planejar uma viagem envolve várias etapas: cálculo de distância, averiguação de clima, preço de passagens aéreas e locais de hospedagem. A forma como acontece esse planejamento, porém, mudou em níveis estratosféricos depois do advento da internet.

De acordo com dados extraídos pela Google Trips, mais de 70% dos viajantes recorrem a sites da internet para planejarem seus passeios. Eles buscam informações sobre preços, experiências e depoimentos de outras pessoas, inspirações e promoções.

Após uma extensa busca – que pode durar dias ou meses – a decisão é tomada tendo como base todo o terreno explorado previamente via canais de busca online. Tendo isso em mente, é muito importante entender o papel da rede hoteleira em surpreender seus hóspedes desde o primeiro contato com a rede.

Hóspedes bem recepcionados tendem a se tornar fiéis defensores do hotel para os quatro cantos do mundo. Essa propaganda poderosa de marketing, que é feito tanto pelo boca a boca quanto através de redes sociais e avaliações, é a isca para que outras pessoas se sintam atraídas pelo local.

Vejamos então algumas estratégias de marketing para hotéis.

Quais são as principais formas de encantar os hóspedes?

Uma das principais estratégias quando se trata de encantamento é gerar conexões. Sentimos isso quando somos respeitados e nos sentimos bem em determinada situação ou local. Tratar os hóspedes com carinho é uma forma de tornar até o mais simples dos ambientes um local aconchegante e singular.

Isso pode ser feito de diversas formas, mas uma em especial que surte muito efeito entre os hóspedes são os brindes personalizados. E quando se trata de personalização, é preciso conhecimento de persona.

Como assim?

Conhecer bem o público-alvo ou público ideal é fundamental para atingir as emoções do cliente que se hospeda em determinado hotel. Vamos a um exemplo prático:

Se a rede hoteleira é conhecida como reduto dos casais em lua-de-mel, por que não presentear os noivos com brindes exclusivos para a ocasião? Toalhas personalizadas com o nome do casal, cestas de café da manhã , kit de café da manhã com xícaras personalizadas – o céu é o limite quando se trata de produtos estilizados.

A cordialidade também deve ser o ponto alto do hotel. Existe um perfil específico de hóspedes que se sente mais atraído por uma recepção amistosa – o famoso calor humano, do que pela estrutura do hotel em si.

Outras maneiras de cativar os hospedes é oferecer atendimentos exclusivos, tais como:

  • Café da manhã ou café da tarde na faixa;
  • Spa ou áreas de massagem com parceiros;
  • Estacionamento gratuito;
  • Apartamentos adaptados para pessoas com deficiência;
  • Locais pet frindely;
  • Entre outros.

Esses diferenciais podem fazer com que a rede hoteleira se destaque no mar de concorrência que existe atualmente.

03 motivos para entregar brindes personalizados

A entrega de brindes personalizados é uma estratégia que funciona há tempos. As pessoas criam memórias afetivas e laços duradouros quando recebem brindes que serão úteis durante a sua estadia.

O resultado se converte em reciprocidade: desejo de voltar a se hospedar no hotel, divulgação e satisfação imediata.

Dentre os principais motivos para a entrega de brindes personalizados, podemos alistar:

  • Divulgação gratuita

A maioria das pessoas atualmente estão conectadas em alguma rede social. Elas postam seu dia a dia e coisas que são de real valor em suas vidas. As redes sociais estão repletas de fotos que fazem sucesso. 

Quando o hóspede posta fotos da maneira como foi recebido, marcando o “arroba” do hotel, é muito provável que ele influencie um número considerável de pessoas da sua lista de contatos a conhecer o local também.

O custo-benefício é excelente.

  • Fidelização de hóspedes

Não há nada mais gratificante para uma rede hoteleira do que ganhar hóspedes fiéis que passam suas férias ou datas comemorativas hospedados de maneira sistemática em seus hotéis.

Isso acontece quando a franquia gera encantamento através de presentes exclusivos. A pessoa que recebe o brinde se sente mimada e querida. A gentileza poderá ser recompensada com fidelidade e retorno com mais hóspedes que fazem parte do círculo familiar ou rede de amigos desse cliente.

  • Desperta interesse

Se o objetivo da entrega do brinde é a sedução e atração de clientes novos, nada melhor do que oferecer uma pequena amostra grátis dos serviços oferecidos no hotel para o público-alvo. 

Para isso, é preciso primeiro traçar o perfil ideal de possíveis hóspedes que combinam com a vibe do hotel. Se o brinde for útil, isso vai despertar a curiosidade pela marca. Oferecer guarda-sol na praia em frente ao hotel, por exemplo, é um a excelente opção de brinde personalizado que será útil para a persona e poderá chamar atenção da rede.

Alguns hotéis oferecem a experiência completa, com tendas, camas com voais, massagens e outros serviços à beira-mar.

Entregar brindes personalizados gera um impacto positivo para a marca. Essa é uma excelente estratégia para garantir destaque entre os concorrentes.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »