11/02/2022 às 15h15min - Atualizada em 11/02/2022 às 15h43min

Orientações para crescimento das startups, com Leandro Castelo da CEO da 300 Franchising

Empreendedor conhecido como "rei das franquias" dá dicas para expansão de startups no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Marketing 300 Franchising
Empreendedor conhecido como "rei das franquias" dá dicas para expansão de startups no Brasil

Com a aprovação do Marco Legal das Startups no ano passado, é esperado que o setor cresça ainda mais no Brasil, até porque o mercado está ávido por negócios inovadores. Contudo, para tirar um projeto deste tipo do papel, os empreendedores, além de ideias disruptivas, precisam de apoio financeiro.

A captação de investimento ainda é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de startups. É ajudando os interessados neste tema que o especialista em negócios Leandro Castelo tem feito sucesso na internet. Ele também é conhecido por ter fundado, ao lado do irmão, a Ecoville, rede de produtos de limpeza com centenas de lojas espalhadas pelo território nacional.

O “rei das franquias”, como é popularmente chamado, em razão de estar à frente da 300 Franchising, uma das maiores aceleradoras de franquias do Brasil e dona de quase cem marcas, compartilha algumas recomendações para os empreendedores que buscam convencer investidores a confiar no negócio.

Segundo o especialista, ter uma equipe qualificada é fundamental, pois os investidores avaliam a capacidade das pessoas envolvidas no projeto.

“Para formar uma boa equipe, busque pessoas com habilidades complementares. Experiências distintas também agregam muito valor ao negócio”, indica Castelo.

Antes de apresentar o projeto a potenciais investidores, é preciso elaborar um planejamento estratégico, delimitando como os recursos captados serão utilizados. “É importante ter projeções de crescimento de curto, médio e longo prazos, além de estimativas para o cumprimento de cada etapa e para os custos dos serviços necessários para a realização da atividade principal do negócio”, salienta.

O apoio financeiro capaz de potencializar a startup pode vir de diversas fontes. Por isso, é importante estudar o mercado para saber a quem recorrer.

“Há aceleradoras, incubadores, investidor-anjo, editais de verbas públicas, parcerias com o setor privado. Enfim, cada fonte de financiamento tem um jeito de ser abordada. Entenda o seu negócio e leve-o a quem potencialmente demonstra mais interesse pela atividade que a startup se propõe a realizar”, termina.


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