15/02/2022 às 10h31min - Atualizada em 15/02/2022 às 18h13min

Em comemoração ao centenário da Semana de 1922, Teatro Sérgio Cardoso promove leitura dramática de "Evoé, 22

Vencedora de três premiações literárias, peça foi inspirada pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
Crédito: Silvana Barreto

Mais fotos neste link: https://bit.ly/3Jc38me


O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe sessão gratuita de uma leitura dramática da peça Evoé, 22! no dia 16 de fevereiro, quarta-feira, às 20 horas. O espetáculo traz a visão de Otto, um conservador interpretado por Antônio Petrin que reúne esforços em oposição à Semana de Arte Moderna. O enredo levanta perspectivas e as proposições estéticas e ideológicas dos personagens, mergulhando na atmosfera artística brasileira dos últimos cem anos. 

 

O livro Evoé,22! conquistou o Prêmio Maria Clara Machado (1º lugar) no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira dos Escritores e o Prêmio Aldemar Bonates no Concurso Literário Cidade de Manaus 2019/2020 (neste certame, com o título Remodernizar!).
 

Os destinos de quatro personagens encontram-se cerrados sob a perspectiva de produzirem uma mostra artística paralela à Semana de Arte Moderna de 1922 e em confronto ao grupo de modernistas capitaneado por Oswald e Mário de Andrade e a várias de suas proposições estéticas e ideológicas.
 

A divertida peripécia que os envolve serve como um inventivo roteiro para o mergulho na atmosfera artística dos dias que antecederam aquela esquina de tempo para as artes brasileiras dos últimos cem anos.
 

Situada em janeiro de 1922, com a vantagem de antecipar um século de reflexões, a peça encena uma crítica ao modelo de Modernismo que mal ganhava moldes de proposição, ao passo que adianta vários aspectos fundamentais de sua diluição na Pós-modernidade.
 

Repleta de citações diretas ou indiretas do que sequer ainda fora criado, os personagens vaticinam, naqueles efervescentes dias, resultados que a História só consolidaria no decorrer do século seguinte. 

 

Ficha Técnica

Elenco:

Antônio Petrin - Otto Salgado

Raul Barreto - Diego Mercúrio

João Paulo Bienermann - Faustino Sucupira

Alexya Manente - Conceição

Luiz Eduardo de Carvalho - Rubricas

 

Serviço
Leitura Dramática da Peça “Evoé, 22!”

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista)

Temporada: Dia 16 de fevereiro, quarta-feira, às 20h

Ingressos: Entrada gratuita. Retirada de ingressos através do sistema Sympla https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/
Duração: 120 min
Classificação indicativa:  14 anos 

Capacidade: 144 lugares
 

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e diversos programas em difusão cultural e economia criativa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 17 anos, a entidade desenvolveu 12 mil ações culturais, atingindo mais de 25 milhões de pessoas.

 

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

 

Redes Sociais TSC

Instagram | Facebook | Site

 

Assessoria de Imprensa do Teatro Sérgio Cardoso – Pevi

Angelina Colicchio – (11) 99299-2877

Diogo Locci – (11) 99906-0642

angelina@pevi56.com  | assessoria@pevi56.com 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »