Desde 25 de janeiro, a cidade de São Paulo implantou uma medida para trazer mais segurança aos motociclistas. Trata-se da Faixa Azul, feita na avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.
Com essa novidade, o Instituto de Engenharia debate o assunto nesta quarta-feira, às 10h, em um evento gratuito e online. A palestra "A experiência com a Faixa Azul para motos em São Paulo" tem como público alvo engenheiros, arquitetos e interessados no tema.
Dentre os palestrantes estão Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e Luiz Fernando Devico, diretor de Planejamento da CET. A moderação do evento se dará pela coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do IE, Maria da Penha Nobre.
A ideia da Prefeitura de São Paulo é organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade.
A Faixa Azul não é exclusiva e tampouco obrigatória para motocicletas. A demarcação da via entre as faixas 1 e 2 se dá para, em momentos de tráfego lento, fazer com que as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.
A Faixa Azul tem cerca de 5,5 km de extensão e a ideia é reduzir em até 30% o número de acidentes com motocicletas na via.
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