O Zero Trust é um modelo de segurança no qual é estabelecido um criterioso processo de verificação de identidade. A ideia principal é que apenas os dispositivos e usuários devidamente autenticados e autorizados consigam acessar determinados recursos e informações. Com a pandemia da Covid-19, o sistema ganhou forte adesão pelas empresas.
Para Cristian Souza, consultor da DARYUS Consultoria, empresa referência em gestão de riscos, continuidade de negócios e segurança da informação, um dos fatores para essa crescente adesão se deve por conta de os colaboradores acessarem os ambientes das organizações muitas vezes por meio de máquinas pessoais, aumentando a necessidade de cuidados com a segurança.
“Vulnerabilidades geralmente acontecem quando organizações confiam de forma excessiva em usuários ou dispositivos. A prática de limitar os privilégios de ambos faz com que a superfície de ataque seja reduzida drasticamente”, explica Souza.
Segundo a pesquisa Zero Trust Adoption Report 2021, realizada pela Microsoft, 96% dos profissionais de segurança da informação acreditam que o modelo de Zero Trust é fundamental para o sucesso das suas organizações. “Embora não exista um padrão para implantação do modelo Zero Trust, existem vários princípios que colaboram nesse processo”, comenta Cristian.
Pensando nisso, Souza elencou algumas dicas para implantação do Zero Trust nas empresas. Veja abaixo: