16/02/2022 às 11h49min - Atualizada em 16/02/2022 às 19h40min

Bioclin, empresa mineira, atuante na produção de kits para diagnósticos in vitro no Brasil e na América Latina, completará 45 anos e comemora a trajetória de plenitude e sucesso!

Empresa mineira focada na produção e desenvolvimento de kits de diagnóstico para laboratório de análises clínicas, a Bioclin, é uma das maiores companhias do segmento em toda América Latina

SALA DA NOTÍCIA Priscila Kopke


Empresa mineira focada na produção e desenvolvimento de kits de diagnóstico para laboratório de análises clínicas, a Bioclin, é uma das maiores companhias do segmento em toda América Latina.

Em 07 de janeiro de 2022, completa 45 anos de atividades, foi fundada em 1977 pelo professor Dr. Victor Arndt, responsável pelo departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, PHD em Química Orgânica pela Universidade de Munique na Alemanha (em memória) e por sua esposa Marilda Wandalsen Arndt, professora de Biologia e presidente atuante na organização.

A indústria está em constante aprimoramento tecnológico para fornecer as melhores soluções em diagnóstico in vitro, visando contribuir com a melhoria da saúde. A caminhada pela estrada do sucesso pode ser dura e bastante imprevisível. O compromisso de continuar trilhando os passos dados por outras pessoas não é tarefa fácil. Responsabilidade, dedicação e honestidade são apenas alguns dos valores para uma história de liderança bem sucedida e vivenciada diariamente pelos filhos e netos de Dona Marilda e Professor Victor. A empresa tem essência familiar e é imprescindível que todas as gerações precisam saber a história da empresa, como começou e porque começou, a partir daí, tomar decisões que gerem valor a essa trajetória.

“A gestão da empresa sempre foi um desafio”, conta o filho dos fundadores, Victor Arndt Jr., atualmente CEO da Bioclin, destacando que, ao longo dos anos, houve a necessidade de adaptações, a partir das mudanças no ambiente organizacional e no mercado, bem como a chegada de novas tecnologias capazes de tornar o processo mais qualificado e confiável. “No entanto, um fato não sofreu nenhuma transformação: somos uma empresa familiar desde a sua fundação até hoje”, afirma. “Esse é um ponto muito importante da nossa cultura empresarial. Nossa mãe ainda trabalha na organização e eu e meus dois irmãos, sempre participamos da administração. Nosso objetivo é possibilitar e viabilizar aos filhos e sobrinhos o cuidado da empresa no futuro”.

Em 2000, a empresa aderiu a um novo tipo de gestão visando a certificação ISO 9001. “Foi um passo importante e decisivo para o alcance da qualidade e que nos ensinou um processo de controle e de qualidade dos produtos melhor e mais eficaz. Mas foram necessários mais de 10 anos de amadurecimento e aplicação das diretrizes da ISO para conseguirmos iniciar a implantação de um ERP “Enterprise Resource Planning”, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial”, afirma Victor. Ainda de acordo com o empresário, quando a empresa constituiu um sistema capaz de ajudar na gestão e na montagem do primeiro planejamento estratégico, a Bioclin deu um salto qualitativo muito expressivo e começou a apresentar um crescimento acentuado quanto à fabricação e a gestão, focando a todo momento no aperfeiçoamento constante e contínuo.

No decorrer desses 45 anos, a Bioclin vem se estruturando e sendo reconhecida como uma das melhores escolhas do setor de diagnósticos para a saúde. “Isso ocorre pela forma de atuação da gestão da empresa, trabalhando positiva e responsavelmente nas certificações, na eficiência dos processos, gerando maior nível de qualidade, no atendimento personalizado e no alto investimento em inovação tecnológica; esses são nossos diferenciais”, ressalta Victor Arndt Jr. “A empresa tem como missão de contribuir para a melhoria da saúde fornecendo soluções em diagnóstico com qualidade, confiabilidade, sustentabilidade e perpetuando a marca no mercado”, acentua o empresário.

A competitividade e a permanência da companhia no mercado com execução das atividades de forma qualitativa, cabendo aos líderes prestar atenção a todos os ângulos da empresa, significa “olhar a organização de dentro e de fora, com uma visão 360º, pois, para que se possa acertar, é preciso estar aberto a novas ideias, as pessoas têm visões diferentes, e escutá-las é muito importante para decidir como fazer e escolher a melhor opção”, sublinha a presidente Marilda Arndt.

Instalada em Belo Horizonte, desde a sua fundação, e estrategicamente localizada na região da Pampulha, próxima a aeroportos, rodovias e importantes avenidas, facilitando sua atuação comercial para outros países, a Bioclin segue à risca os valores elencados pelo patriarca, Dr. Victor: trabalhar com ética, qualidade, confiabilidade, comprometimento. No início a fábrica ocupava uma área de 120 metros quadrados, contava com apenas 10 colaboradores e 17 produtos. Atualmente a empresa já conta com área de 7 mil metros quadrados, outros 7.500 metros de estrutura física estão sendo construídos, são quase 300 colaboradores e apresenta em seu portfólio mais de 300 produtos.
A Bioclin tem focado sua atuação na evolução contínua e no aprimoramento tecnológico para fornecer as melhores soluções em diagnóstico in vitro, visando contribuir com a melhoria da saúde. Hoje conta com uma equipe de pesquisa altamente capacitada, composta por mestres, doutores e pesquisadores qualificados e experientes, que trabalham na melhoria e no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Além disso, mantém parcerias com diversas instituições de pesquisas públicas e privadas em todo o país e no exterior, visando novos recursos e descobertas para constante ascensão e avanço nos kits produzidos e contribuição com a saúde.

Conheça mais sobre a Bioclin, acessando nosso site www.bioclin.com.br e nas nossas redes sociais @bioclinglobal
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »