16/02/2022 às 08h33min - Atualizada em 16/02/2022 às 19h41min

Café Fazenda Santa Alcina ganha novos blends e versão Drip Coffee

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O Grupo Utam acaba de incrementar a linha do Café Fazenda Santa Alcina. As novidades chegam ao mercado em novos blends para cápsulas monodoses e, a partir de agora, também em versão Drip Coffee (em português, “café pingado”, conhecido como “café de bolso” com apresentação em sachês para doses individuais). 

Além de visual reformulado nas embalagens das cápsulas monodoses, os lançamentos apresentam os novos sabores e aromas dos blends: Fazenda Santa Alcina Frutado e Fazenda Santa Alcina Intenso. Oriundas de cafés de plantações do sul de Minas Gerais, as novas cápsulas trazem maior diversidade de sabores para o consumidor brasileiro.

As cápsulas Fazenda Santa Alcina Frutado possibilitam um café gourmet diferenciado, marcado pela acidez leve, alta doçura e um retrogosto suave e bem presente, com ausência de amargor. Trata-se de uma bebida que explora a riqueza dos aromas e sabores dos grãos, destacando o toque frutado com notas de frutas vermelhas. Já o Fazenda Santa Alcina Intenso tem traços de acidez leve, doçura média e destaque para o retrogosto presente e marcante, com rica intensidade de sabor e impacto muito significativo no paladar.

A linha, oferecida em grãos e café moído, já contava com cápsulas monodoses nas versões Premium e Aromatizadas - naturalmente nas opções baunilha e chocolate; além de inovar em cápsulas de alumínio. Os novos produtos já estão nas gôndolas dos principais pontos de vendas da marca e na loja Utam Online (www.lojautam.com.br).

“Nossa proposta é oferecer, cada vez mais, uma linha completa para todos os tipos de exigências e necessidades do consumidor e com garantia de entregar o melhor sabor e aroma deste café, que é um dos preferidos da nossa coleção de premiums”, explica a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

O Grupo Utam reúne expertise na produção das monodoses, com altos investimentos que culminaram com a decisão estratégica de concentrar todo o processo fabril das cápsulas na cidade mineira de Piumhi, onde funciona atualmente a operação completa de cafés especiais do grupo.

Novo mercado
Procurando sempre apresentar inovações a seus clientes e a amantes do café, o Grupo Utam acaba de entrar no mercado do Drip Coffee. O café escolhido para estrear neste segmento foi o Fazenda Santa Alcina, que possui intensidade 6, marcado pela acidez média, com um retrogosto doce e toque de caramelo e amêndoas.

O Café Fazenda Santa Alcina vem do grão 100% arábica, proveniente do sul de Minas Gerais, conta com certificações BSCA e Selo Verde, que garantem uma bebida extraída a partir de grãos especiais, rastreáveis e sustentáveis, além de validar produções agrícolas que atendam aos pré-requisitos de excelência em sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Praticidade com sabor 
Para quem valoriza um bom café e gosta de extrair a bebida de forma rápida e prática, tanto em casa, como em ambientes profissionais e até em passeios e viagens, o Drip Coffee é o método perfeito, pois possibilita uma xícara de pleno sabor, por meio de um preparo simples e fácil: com sachês de café que contam com a quantidade ideal de pó para porção individual. Neste caso, ao invés de usar o coador para extração da bebida, o usuário conta com abas de cada lado do saquinho para pendurar em sua xícara. Basta acrescentar água quente. “É uma ótima opção para quem gosta de garantir o gosto genuíno de um café diferenciado em qualquer lugar onde esteja. Trata-se de um café coado, mas em novo formato”, explica a gerente de marketing do Grupo Utam, Fabiana Aprile de Freitas Silveira.

A nova tendência Drip Coffee  é analisada por especialistas de mercado, que garantem: veio para ficar. “A proposta deste novo produto é propiciar uma extração de café coado mais prática e funcional, com flexibilidade de transportá-lo, sem  necessitar de utensílios para a coagem e, mesmo assim, garantir todo o sabor de um café especial”, destaca a gerente de marketing.

Segundo a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho, com o lançamento de blends na linha Utam de cafés premium e o Drip Coffee Santa Alcina, a empresa comprova sua vocação em desenvolver novos produtos no mercado de café nacional. “Nestes mais de 52 anos de atuação, nossa empresa sempre ofereceu a seus consumidores produtos de qualidade e que levam novidades e comodidades aos apreciadores de café. Temos analisado constantemente o mercado em diferentes cenários para, cada vez mais, incrementarmos nossas opções de produtos, que podem ser adquiridos nos pontos de vendas ou na nossa loja online”, destaca a executiva.

Selo Verde 
Valida produções agrícolas que atendam aos requisitos de excelência em sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Selo BSCA
Do plantio à casa do consumidor, o selo BSCA é o aval de um café produzido com grãos especiais, rastreáveis e sustentáveis, dentro de indicadores de padrões globais.

A injeção de nitrogênio em todas as embalagens da linha café Fazenda Santa Alcina é um diferencial que garante a conservação de sabor e aroma dos produtos por muito mais tempo. A grande vantagem da utilização de nitrogênio nestas embalagens está no fato que nitrogênio e o oxigênio serem gases que competem entre si, ou seja, não ocupam o mesmo espaço. “Quando adicionamos nitrogênio no momento do envase, automaticamente retiramos o oxigênio existente no interior da embalagem, o que evita a oxidação do produto, possibilitando o aroma de café fresco por tempo prolongado”, explica Ana Carolina Soares de Carvalho.

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

Atualmente, atende a mais de 700 cidades brasileiras e a uma carteira com cerca de 11.500 clientes ativos, oferecendo extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro.  

O Grupo Utam possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de negócios
Atualmente, o Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios: a linha carro chefe de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento varejista brasileiro. Dentro dessa unidade estão também a linha de Cappuccinos, a de filtros de café e ainda conta com o Café Solúvel. 

A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet.

Já a linha Food Service  oferece complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas de 1 quilo dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas.

Na unidade de negócio de Single Cup ou Monodose, formado pelo mercado de cápsulas de café e pelos lançamentos Drip Coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras. A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam. 

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