16/02/2022 às 09h39min - Atualizada em 16/02/2022 às 19h41min

Clube do livro debate obra de Haruki Murakami no próximo sábado (19)

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Em janeiro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto deu início à programação de 2022 do Clube do Livro, que tem sido realizada de forma online desde o início da pandemia do Coronavírus. Neste mês de fevereiro, o encontro será no dia 19 (sábado), às 16h, através da plataforma de videochamadas Zoom. A reunião será mediada pela bibliotecária Gabriela Pedrão, curadora do projeto, e poderá ser acessada pelo link https://us02web.zoom.us/j/944970889. A participação é gratuita. Promovido pela Fundação do Livro e Leitura, o Clube do Livro busca oferecer uma experiência plural de diferentes literaturas ao redor do mundo.
 
O romance do escritor japonês traz a história de Hajime no cenário pós-guerra do Japão, em 1951. No enredo, a personagem chegou à meia-idade tendo conquistado tudo aquilo que almejava: um bom casamento, duas filhas e uma carreira impecável como proprietário de dois clubes de jazz. Entretanto, mesmo diante de tantas conquistas, o homem não consegue se contentar e se desvencilhar da sensação de que nada daquilo o faz realmente feliz. Além disso, não para de rondar em seus pensamentos — e em seu coração — a memória de infância de uma certa garota inteligente e solitária.

O livro é uma das mais aclamadas obras de Murakami e constrói um cenário propício para a discussão a respeito do poder que as lembranças e o desejo exercem sobre nós. O autor também é conhecido por escrever “Kafka à beira-mar”, “Minha querida Sputnik” e “1Q84”,  obras surpreendentes que misturam o fantástico e o real de maneira única.

Segundo Gabriela Pedrão, “Sul da Fronteira, Oeste do Sol" foi uma escolha conjunta, no final de 2021, pelos próprios participantes do grupo, que solicitaram Haruki Murakami como um dos autores da roda de leitura de 2022.  “No mês de outubro do ano passado, fiz uma chamada para o grupo pensar, escolher obras e trazer sugestões para o mês seguinte. Em novembro, discutimos os livros que cabiam na programação, seguindo um formato para o Clube do Livro. Em cima dessas sugestões, fiz uma análise e uma lista final que está disponível para o público participar”. A lista pode ser consultada no site da Fundação: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Agenda de 2022

Confira as próximas obras e datas do programa em 2022:

19 de fevereiro – “Sul da Fronteira, Oeste do Sol", de Haruki Murakami (Japão)
19 de março – “Agnes Grey”, de Anne Brontë (Inglaterra)
23 de abril – “A Cor Púrpura”, de Alice Walker (Estados Unidos)
21 de maio – “O mesmo mar”, de Amós Oz (Israel)
25 de junho – “O som do rugido da onça”, de Michelinv Verunschk (Brasil)
23 de julho – “Meridiano de Sangue”, de Cormac McCarthy (Estados Unidos)
20 de agosto – “A cabeça do Santo”, de Socorro Acioli (Brasil)
17 de setembro – “Matadouro 5”, de Kurt Vonnegut (Estados Unidos)
22 de outubro – “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse (Alemanha)
19 de novembro – “O Náufrago”, de Thomas Bernhard (Áustria)
10 de dezembro – “O Reino Deste Mundo”, de Alejo Carpentier (Cuba)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, ao longo de seus 20 anos, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A entidade se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »