17/02/2022 às 13h21min - Atualizada em 17/02/2022 às 17h21min

De bots a lives, veja 5 tendências para o mercado de marketing digital em 2022

Robôs de atendimento, conteúdo ao vivo, vídeos curtos, proteção de dados e marketing de conteúdo são algumas das ferramentas em alta que podem impulsionar os negócios ao longo do ano

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues

Com a crise sanitária e as restrições impostas aos modelos de negócio presenciais, nunca o marketing digital esteve tão em evidência como nos últimos dois anos. Afinal, todos tiveram de reforçar sua presença no ambiente online para serem vistos pelos clientes e vender seus produtos e serviços. E ao que tudo indica, isso não deve mudar em 2022, prevê Rener Moronta Baptista, sócio-fundador da iNexxus, agência que atua no mercado de marketing de performance por meio de franquias e licenciamento. Veja a seguir 5 tendências que, segundo o especialista, devem ser essenciais para quem investe ou pensa em investir no segmento de marketing digital no decorrer deste ano.

Bot de atendimento

Graças à sua capacidade de facilitar processos e reduzir custos, os bots e atendimento devem ganhar ainda mais espaço em 2022. Por meio deles, a empresa consegue atender com agilidade um grande volume de consumidores, e pode focar suas atenções para resolver demandas mais complexas.

Conteúdo em vídeo

O crescimento vertiginoso de plataformas que investem em vídeos curtos, como o TikTok, ou desse formato em outros canais já consolidados, como o Reels do Instagram, mostra que o conteúdo audiovisual está em alta e deve seguir no topo da preferência dos clientes por um bom tempo.

Conteúdo ao vivo

Se tem uma coisa que tivemos em peso durante a pandemia foram as lives de todos os tipos e formatos. Sejam via Youtube, Instagram ou Facebook, de cantores, de influencers ou de empresários, com certeza essa tendência se popularizou muito nos últimos anos e deve continuar em ascensão. 

Proteção de dados

A proteção aos dados é uma tendência mundial. No Brasil, ela se tornou realidade a partir da entrada em vigor da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018, mas cujos efeitos só começaram a valer a partir de agosto de 2020. Apesar de recente, esta preocupação deve estar no radar das empresas que querem evitar problemas com as novas regras, que chegaram para fiscalizar e punir práticas abusivas com os dados dos clientes, bem como preservar suas identidades.

Marketing de conteúdo

De nada adianta saber quais são as principais tendências do mercado de marketing digital se você não aplicar esse conhecimento em seu negócio. Por isso, mais do que acompanhar as necessidades do mercado, é necessário incrementar seus conteúdos de sua marca com os formatos do momento através de estratégias de marketing de conteúdo.


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