18/02/2022 às 11h24min - Atualizada em 18/02/2022 às 20h13min

Campanha “Óleo Sustentável no Verão” conscientiza população sobre descarte de lixo e destinação correta do óleo de cozinha usado

Parceria entre ABIOVE e Prefeitura do Guarujá terá exposição de fotos, doação de mudas nativas e inauguração de estação de Sustentabilidade com ponto de entrega voluntária do resíduo e embalagens em geral

SALA DA NOTÍCIA Juliana Pereira
Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá promovem a 3ª edição da campanha Óleo Sustentável no Verão.  
 
Desta vez as ações de sustentabilidade acontecem em duas praias do Guarujá, Perequê e Prainha Branca, e contam com exposição de fotos inéditas da região, distribuição de materiais informativos biodegradáveis, doação de mudas nativas, atividades de educação ambiental e a inauguração de uma estação de Sustentabilidade com um ponto de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha usado e de embalagens em geral na Prainha Branca. 
 
O objetivo principal da campanha é conscientizar a população local e os turistas sobre a importância do descarte adequado e a destinação correta do óleo de cozinha usado e outros resíduos. Segundo números da Secretária de Meio Ambiente do Guarujá, em algumas praias do município, durante a alta temporada, chegam a ser recolhidas mais de 15 toneladas de lixo por dia. 
 
“Essas ações são essenciais e devem sensibilizar todos os públicos, de crianças a adultos, sobre a importância da destinação correta de resíduos. O óleo de cozinha por exemplo, um item básico na mesa do brasileiro, mas o seu consumo pode gerar resíduos. Os processos produtivos do óleo garantem os cuidados com o meio ambiente, entregando um produto de qualidade aos consumidores, mas para completar o conceito de economia circular e diminuir os impactos ambientais é necessário que o óleo usado seja corretamente descartado”, comenta Aline Lazzarotto, coordenadora de Sustentabilidade da ABIOVE. 
 
Para Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente do Guarujá, além de propagar informações extremamente relevantes e valiosas para o público, o projeto deixa um legado inestimável à população e ao meio ambiente com a inauguração da estação de Sustentabilidade permanente com ponto de entrega de óleo de cozinha usado e de embalagens na Prainha Branca, unidade de conservação localizada na reserva ambiental da Serra do Guararu. 
 
Em 2021, o consumo de óleo comestível no Brasil ficou estimado em cerca de 3,8 bilhões de litros. Sua coleta e destinação corretas trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. O produto é considerado um resíduo de alto valor, depois de reciclado, serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração animal. 
 
A Campanha Óleo Sustentável no Verão é uma parceria entre a ABIOVE e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá e conta com o apoio do Instituto SOS Rio do Peixe, APA Serra do Guararu, Sociedade Amigos da Prainha Branca, Cooperativa Recicla Mais e da Boomera Ambipar. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »