21/02/2022 às 15h53min - Atualizada em 21/02/2022 às 17h50min

Quais os benefícios de andar de bicicleta

SALA DA NOTÍCIA Victor A
 

As grandes maiorias das pessoas gostam de estar na moda e começar esse texto falando de moda, pode até parecer desconexo, mas na verdade é bem mais que isso.

Andar de bicicleta virou moda, sim. Hoje em dia a grande maioria das pessoas deixou de fazer caminhada e passou a aderir a andar de bicicleta, mas se analisarmos mais a fundo, além da moda, passou a ser recomendado pelos médicos para você ter mais saúde, ficar mais saudável.

E já que é recomendado pelos médicos, você sabe quais são os benefícios de andar de bicicleta?

Poderíamos aqui falar de mais de 30 benefícios para sua saúde, mas vamos falar somente de alguns, porém antes dos benefícios, é importante dizer que o ideal é você pedalar 30 minutos por dia e devidamente paramentados com equipamentos de segurança, roupas adequadas e se hidratar bem. 

Então vamos lá?

Benefícios para a o Coração

Um benefício muito importante, é a melhora cardiovascular. Andar de bicicleta estimula a circulação sanguínea, o processo de contração e relaxamento das veias e artérias fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial.

Redução do Colesterol

Outro benefício é a redução do colesterol. Andar de bicicleta acelera o metabolismo fazendo com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu organismo. 

O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e com isso uma silhueta mais magra, ou seja, andar de bicicleta ajuda no emagrecimento.

Prevenção do Diabetes

Sim, andar de bicicleta ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis fazendo com que você possa controlar sua diabete e para quem não tem diabete, mantendo os níveis de açúcar estáveis, você previne a doença.

Aumento do Fôlego

Andar de bicicleta exige mais oxigênio e você precisando de mais oxigênio precisa respirar mais e precisando respirar mais faz com que seus pulmões trabalhem mais, esse ciclo fará com que você tenha mais fôlego, não somente para andar de bicicleta, mas para o dia a dia.

Não prejudica as articulações

Uma grande diferença de outras atividades, é que andar de bicicleta não causa impacto dos membros inferiores com o solo, fazendo com que os seus joelhos e articulações não sofram e nem se sobrecarreguem e fazendo com que o andar de bicicleta fique menos sofrido.

Proporciona bem-estar

Andar de bicicleta faz com que o seu organismo libere endorfinas e serotoninas, hormônios que causam sensação de prazer, por isso, ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse.

Ganho de força muscular

Pedalar regularmente vai fazer você ganhar força muscular principalmente na parte inferior do corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, coxas e os glúteos tornando-os mais resistentes. 

E não é só a parte inferior, os braços e ombros também são bastante usados para segurar o guidão dos dois lados e para quando você precisar subir um caminho muito íngreme.

Uma noite de sono melhor

Para quem tem insônia ou demora em conseguir pegar no sono, andar de bicicleta diminui o cortisol, hormônio do estresse que impede de você ter boas noites de sono e quando se dorme bem, tem mais disposição no outro dia.

Estar na moda

Falamos de alguns benefícios para a saúde, agora podemos entender porque andar de bicicleta tornou-se moda, não porque a grande maioria das pessoas está pedalando, mas sim porque os benefícios alcançados para a saúde são enormes e com isso, acabou virando moda.

Equipamentos

Outra coisa bem importante é não se esqueça dos equipamentos de segurança, das roupas adequadas para os exercícios e de se hidratar durante o período que estiver andando de bicicleta. 

A hidratação é um item indispensável no exercício e para não ficar abaixando toda hora para pegar o recipiente para beber, leve com você uma mochila de hidratação térmica, com ela você pode colocar o seu isotônico dentro dela e pedalar de forma tranqüila e segura.

Conclusão

Crie o hábito de andar de bicicleta, tenha força de vontade, os primeiros dias poderão ser difíceis, mas conforme for praticando, vai perceber que os benefícios à saúde serão enormes e você vai conseguir, além de ficar saudável, vai ficar na moda.

O importante é que, seja por estética ou seja por saúde, esse hobby só vai te trazer benefícios à longo prazo. Então... o que você está esperando?

Bora pedalar.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »